terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ele é o ‘rei’ dos mágicos


Com o nome artístico de Ossamá (rei em japonês) Sato, artista de São Bernardo faz sucesso com sua trupe Evandro Enoshita
evandroe@abcdbomdia.com.br
Neste dia 31 de janeiro, dia do mágico, o BOM DIA fala com o técnico em eletrotécnica Walter Takeo Sato, 44 anos. Morador de São Bernardo, quando criança ele se encantou com o truque ensinado por um tio, em que um grão de arroz era passado de um dedo para outro.

Engana-se porém quem pensa que ele não levou o sonho da infância adiante. Hoje, com a maquiagem branca no rosto, lábios pintados de preto, ele se transforma em Ossamá Sato, líder da trupe de mágicos The Oriental Magic Show.

“Eu tinha em mente que iria viver de mágica. Mas trabalhei durante dois anos como desenhista projetista. Um dia, tomei coragem, e falei para o meu pai que iria abandonar o meu trabalho para fazer artes cênicas, virar mágico. Pensei que ele iria reprovar. Mas ele me apoiou. Era para ser uma experiência de um ano. Virou a minha profissão”, contou.

Desde então, fazem 26 anos que ele se tornou um mágico profissional. Sua especialidade são as mágicas teatrais, que fazem o uso de iluminação e coreografias nos números. “Os truques surgem nas reuniões do grupo. Em média, levamos seis meses para desenvolver um número novo”, contou. 

Dom /Para Sato, aliás, a dedicação é uma das principais características de quem quer se tornar um mágico profissional. Ele se lembra dos seus primeiros anos, quando passava um dia inteiro treinando magia.

“É preciso ser no mínimo muito persistente, ter boa coordenação motora e  um talento nato para a magia. É preciso também ter dons teatrais”.

Para Ossamá, o mercado para quem quer se tornar mágico profissional melhorou nos últimos anos. “Quando comecei, não havia a internet, nem cursos específicos para mágicos. A gente tinha que improvisar. Hoje não é assim. Facilitou muito. Temos vários profissionais no mercado, cada um com o seu estilo”, completou.

Ele mesmo não se arrepende da decisão tomada há mais de 20 anos. “Eu gosto de desenhar, mas a arte falou mais alto. Hoje me sinto  realizado. Sempre tive o sonho de conseguir fazer sucesso”, destacou Sato, que hoje participa de programas no canal de TV aberta SBT.

ContatosPara quem quer saber mais sobre o mágico, existem os sites www.orientalmagicshow.com.br e www.ossama.com.br
Tipos de mágicaAlém da mágica teatral, que é a especialidade de Ossamá, existem ainda a ‘mágica de close-up’ (aquela com truques próximos ao público), a de palco (com grandes efeitos de ilusão) e a cômica, que como o nome diz, é feita para despertar o riso na plateia.

fonte:
http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/11669/Ele+e+o++%91rei%92+dos+magicos

Mágico, profissão que exige paciência e prática

Mágico, profissão que exige paciência e prática

Em um ano, pelo menos 20 pessoas procuraram um profissional em Rio Preto para aprender truques básicos Redação
jornalismo@bomdiariopreto.com.br
Mesmo com a inovação tecnológica, as pessoas continuam a se surpreender com as apresentações dos mágicos. A curiosidade em saber como o coelho sai da cartola, fazer alguém levitar ou até mesmo descobrir a carta que você escolheu no baralho, intrigam plateias do mundo inteiro há milhares de anos.  

Mas para quem pensa que os truques mágicos são fáceis, está enganado. Usar o ilusionismo  requer muitas horas de prática e estudo.
Em Rio Preto, ao menos 20 pessoas apreenderam a fazer o básico na área, segundo o mágico e professor, Luciano Daguano, que abriu a escola Abracadabra no bairro Boa Vista, zona oeste de Rio Preto, no ano passado. “Entre os interessados em aprender estão desde curiosos até os que querem se profissionalizar”, diz ele.
Na visão de Daguano, os futuros mágicos não podem pensar apenas em criar truques, o que exige disciplina. Segundo ele, muitas pessoas querem aprender de imediato, mas  não é bem assim. “A pessoa precisa saber fazer o truque virar mágica, o que é necessário até ter um pouco de psicologia”, afirma.
Em média, são três meses de estudos. O tempo varia conforme o conhecimento do aluno  para aprender a realizar as mágicas, o que inclui trabalho teóricos e até improviso. “A parte teórica é importante, mas rápida. Em seguida, na parte prática, o aluno precisa ver Cartomagia, que é mágica com baralhos; Mentalismo, que simula fenômenos paranormais, como por exemplo, levitação; Prestidigitação (habilidades com as mãos) e improviso”, ressalta o mágico.

Data de comemoração
Há registros de que as primeiras apresentações de mágica foram realizada há 2 mil anos a.C. Mas os  mágicos ganharam seu dia de comemoração em 1888. No dia 31 de janeiro daquele ano morreu  são João Bosco, considerado o padroeiro dos mágicos.
Bosco fazia mágica, malabarismo e acrobacias para ajudar nas finanças da família, segundo a lenda. Muito religioso, Bosco convidava seus espectadores a rezar um terço terminada as apresentações. Em 1934, ele foi canonizado pelo papar Pio 11.
Mágica e magia
Pessoas chegam a confundir mágica com magia, porém, existe diferença entre as duas especialidades. As magias são de origem espiritual, apresentadas em cerimônias religiosas. As mágicas são divididas em grupos. Elas podem ser feitas com cartas de baralho, lenços, dados, objetos escondidos, pessoas, moedas, animais, entre outros objetos.
Qual mágica você gostaria de fazer?
Sérgio Clementino, promotor de Justiça: "Acabaria com a corrupção no Brasil"
Luis Dillah, músico: "Eu faria uma mágica para acabar com a miséria"
André Oliveira, técnico do Rio Preto: "Eu colocaria, de imediato, o Rio Preto na A-1"
Maurício Bellodi, presidente da Acirp: "Melhoraria a qualidade da educação no Brasil"
Ayrton Sarchis, advogado: "Sumiria com o prefeito e a Câmara inteira"

fonte:
jornalismo@bomdiariopreto.com.br

http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/11701/Magico,+profissao+que+exige+paciencia+e+pratica

Mágicos, profissionais com o dom de...

Mágicos, profissionais com o dom de iludir

Tamanho da fonte:
Há um jogo de encenação entre o mágico e a plateia. Ele incorpora um personagem capaz de realizar mil e uma ilusões. Mais do que desenvolver o ato, é preciso interpretar para envolver antes, durante e depois quem assiste ao número. “Não é só fazer a mágica, tem que representar. O mágico é um ator”, diz Romeu Lins Costa, mágico de 45 anos. A criação da atmosfera ideal nasce a partir de uma série de elementos e combinações. Habilidades com os truques que fazem um pombo surgir das páginas do jornal diante de nossos olhos. As luzes sob os mágicos, trilha sonora para dar ritmo aos números e uma boa dose de atuação para que os espectadores reajam à cena.
Encenar ajuda até mesmo na hora dos deslizes. “Aconteceu [uma vez] de eu ter errado, mas consegui disfarçar”, confessa Rafael Voltan, um design de 29 anos que largou a profissão para se dedicar inteiramente à mágica. Rafael nasceu em Porto Alegre (RS) e com um ano de idade foi adotado por um casal de italianos e se mudou para Turim, na Itália, “a cidade da mágica”, completa. Impregnado pelo cotidiano de magia, aprendeu primeiro com um tio pequenos truques com cartas de baralho.
No começo da adolescência, Rafael viu em um oratório o pai de uma criança em ação e quis saber em que local aprendera a técnica. Foi parar numa escola de mágica e passou três, quatro anos estudando. Até conhecer Mago Sales, um salesiano que detém projetos sociais no mundo inteiro e faz apresentações de mágica para arrecadar verbas para a manutenção dos projetos. Com Mago Sales, Rafael Voltan aumentou o repertório de mágicas, seja nas aulas do Mago ou na leitura das obras da biblioteca de Sales. “Eram dez mil livros de mágica. Eu ficava louco, queria ler todos”, recorda. Em 2006, Voltan retornou ao Brasil. Nos planos, a ideia de ficar apenas três meses para conhecer o país de origem. Mas gostou e resolveu fincar raízes em Belém. Em 2007, fundou o Círculo Mágico Mago Sales, na Escola Salesiana do Trabalho, no bairro da Pedreira. Ali, crianças e adolescentes aprendiam técnicas de mágica, de teatro, malabarismo, postura de palco e outros ensinamentos. “Tudo que pudesse vir a ajudar numa apresentação”, lembra Nathan Felipe Barros Corrêa, estudante de 15 anos e mágico há outros cinco. Em cena, o garoto desempenha todo tipo de peripécia. Faz “brotar” do papel um, dois pombos. Ou “tortura” o público com a possibilidade de cortar na guilhotina os dedos e braços de alguém da plateia. “Ele vai ser o futuro da mágica aqui em Belém”, acredita Rafael. Na Escola Salesiana o projeto durou até 2010. O Círculo, no entanto, continua com encontros e reuniões semanais, nos quais os integrantes compartilham experiências, ensinam mágicas, discutem números e aprimoram a essência de sua arte.
MAGIA NO DIA A DIA
Juntos ou de forma solitária, os membros do Círculo Mágico mostram seu talento em festas de aniversário e quase todo tipo de evento. Romeu é um deles. Motorista particular sempre se encantou pelo mundo da mágica, desde moleque. Há seis anos conseguiu fazer um curso particular com Rafael, depois de ver um folheto na rua sobre o trabalho. “Eu vi nele a oportunidade de realizar meu sonho”. Uma vez por semana tinha aulas com Voltan. A rotina durou três meses. Logo depois entrou para o Círculo. Hoje, divide o tempo entre a família, os filhos e as duas profissões, porque para ele a mágica já não se trata mais de um hobby. “A partir do momento que você é remunerado, você é um profissional”, opina. Para Maycon Yuri Nascimento Costa, de 18 anos, ainda é. “É legal divertir os outros. Eu sempre gostei [de mágica], via pela televisão e falava que queria ser”, recorda o jovem mágico do Círculo de Mago Sales. Nas festas e reuniões da família, o rapaz é requisitadíssimo. “Só lembram de mim”, conta.
Calouro do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará, Maycon quer ser sociólogo ou cientista político. E com um outro emprego sempre por perto. “Pretendo um dia ser um profissional da mágica”, deseja.
Do palco das ruas para o Círculo, veio Dalton Felipe Campos, 22 anos. Seis de ilusionismo. “Aprendi o seu Chico, um senhor que fica na Praça da República. Até hoje ele ensina mágica de rua”, aponta. Com Rafael, incorporou novas técnicas e incrementou o próprio trabalho. Também foi nas bancas improvisadas do seu Chico a iniciação de Arthur Bezerra de Oliveira, 13 anos, estudante, mágico e torcedor do Paysandu. “Mas ele [Rafael] quem me ajudou mesmo”, avalia o garoto, cuja especialidade é o close-up, número mágico feito perto do público, com poucos recursos, sem muitos apetrechos. O preferido de Arthur. “A pessoa confia mais, acredita mais”, compara.
A simplicidade é algo comum aos mágicos do Círculo. Os números são desprovidos de pompa e grandes estruturas. Nem por isso se mostram desinteressantes. Pelo contrário. Manipulam objetos que desaparecem e aparecem do nada e deixam a imaginação em polvorosa para descobrir o segredo do truque, jamais relevado. “A primeira regra da mágica é nunca revelar o segredo”, ensina Rafael. Regra que o mágico Mister M ignorou quando resolveu mostrar na televisão todos os segredos do ilusionismo.
“Querendo ou não ele popularizou a mágica”, opina o mágico e arquivista Paulo Carvalho, 26 anos. So que mais do que mostrar que sabe fazer, o mais importante é emocionar o público”, pondera Voltan. E continuar estudando também. “Quem quer ser um bom mágico precisa se dedicar. Você está sempre aprendendo, o estudo nunca chega ao fim”, avalia Rafael. (Diário do Pará)

fonte:
http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-150284-MAGICOS++PROFISSIONAIS+COM+O+DOM+DE+ILUDIR.html

Na cidade de São Paulo existe o museu temático de ARTE MÁGICA....

Museu da Magica


Quando se pensa em museu, o que vem a mente é a imagem tradicional de obras requintadas e de difícil interpretação, expostas para visitação do público.
Na cidade de São Paulo existe um museu temático que pode quebrar essa imagem pré concebida. Talvez seu grande diferencial seja mesmo o assunto a que se dedica: A Mágica.
O Museu de Arte Mágica reúne um acervo com 100 pósteres coloridos, 500 aparelhos de mágica e 500 fitas de vídeo que contam a história da mágica através dos últimos anos.
É possível acompanhar a trajetória do mundo da mágica desde 1898. Pode-se encontrar quase tudo sobre a arte mágica no Brasil e no mundo. Novidades e atrações de todo o universo do ilusionismo, além de cursos e outros eventos específicos.
No local, o mágico fundador do museu, Mister Basart, interage com os visitantes demonstrando os mais diversos tipos de mágica, brincadeiras e efeitos de ilusão.
Mr.Basart, mágico ilusionista, trabalhou cinco anos na TV Cultura , no Programa “Bambalalão”. É fundador do Museu de Arte Mágica e Ilusionismo “João Peixoto dos Santos.” João Peixoto dos Santos , que empresta seu nome ao museu,foi o ‘pioneiro’ da Arte Mágica do Brasil.
O Museu da Mágica realiza shows e eventos em escolas particulares e publicas trazendo para o público jovem e infantil, diversidade conhecimento e entretenimento. O Museu também abre suas portas para excursões e passeios realizados por escolas e instituições interessadas em eventos e animações. Para o publico jovem e infantil, shows e palestras sobre a arte mágica podem ser realizados nas escolas ou na própria sede do museu.
O único museu do gênero na América Latina, no Museu da Mágica é possível conhecer a trajetória da mágica através de pôsteres, aparelhos de mágica como jogo de cartas, cartolas e alguns objetos de ilusionismo. São mais de 400 vídeos com shows e apresentações de mágicas. Uma das peças mais antigas do museu é o cartaz de um dos maiores mágicos do mundo Robert Houdini, datado de 1890. Além de tudo é bem capaz que durante a visita que você ainda confira alguma apresentação de mágicos que circulam pelo local.
O Museu Da Mágica, Do Ilusionismo E Da Prestidigitação – “JOÃO PEIXOTO DOS SANTOS ” é uma Associação Sem Fins Lucrativos, fundado em Setembro de 1982.
Endereço: Rua Silva Bueno, 519 cj 42 – Ipiranga – São Paulo – SP.
Telefone:             9534-9000 e 9746-3000 e 2068-7000 e11 2061 7373      www.museudamagica.com.br
Atendimento: Segunda a domingo das 9h00 às 19h00.agendando


fonte
27/01/2012 // Por: Alan Barros // Sem comentários

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Curtindo São Paulo como turista.... visite blog

Olá,Prezados Colegas Mágicos

Olá,Prezados Colegas Mágicos

Convido a todos para assistir ao Programa Truques e Ilusões, via tv web no site www.tvcinec.com.br, nesta terça feira dia 31 as 21 horas, com uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional do Mágico.

Teremos a participação dos mágicos Mugs, Jimmy e New e família, ao vivo. E, por meio de video, a performance do jovem e promissor mágico português Hugo Sopas. Além disso, mostraremos alguns videos significativos em relação a comemoração desse Dia Especial, bem como apresentaremos os nossos já tradicionais quadros Curiosidades Mágicas, com Mr. Bassart ePor Dentro da Mágica com Ozcar Zancopé.

Contamos desde já com a audiência de todos aqueles que estão ligados, de alguma forma, à Rainha das Artes e esperamos a colaboração em divulgar a outros mágicos do seu relacionamento de amizade este programa especial.

Magicordialmente,
Mágico Karpes.

Dia do Mágico (31) é uma boa opção para levar as crianças ao teatro

Dia do Mágico (31) é uma boa opção para levar as crianças ao teatro


Na próxima terça-feira (31) comemora-se o Dia do Mágico, a data é uma homenagem a São João Bosco, padroeiro dos mágicos, que segundo a tradição também era um deles. E, para os apaixonados por magia, nada melhor do que assistir o maior espetáculo de ilusionismo do Brasil, apresentado pelo renomado mágico Gurguren.
 No dia 28 de janeiro (sábado) será a ultima apresentação da Turnê Let´s Go Vegas 2012 no Teatro Eva Wilma. Com duração de uma hora e trinta minutos, Gurguren fará com que todos realizem uma fantástica viagem a cidade do entretenimento mundial, “Las Vegas”.
Efeitos mágicos transformados em comédia e suspense, resumidos em números emocionalmente inexplicáveis, cenas de grandes magias, teatral e musical, conquistarão todos os espectadores.
Let´s Go Vegas estará em cartaz no dia 28 de janeiro às 21h no Teatro Eva Wilma, os ingressos podem ser adquiridos também através dos sites: www.ingresso.com e www.letsgovegas.com.br.
Let´s Go Vegas
Local: Teatro Eva Wilma.
Endereço: R. Antônio de Lucena, 146 – Tatuapé – São Paulo/SP.
Apresentação: 28 de janeiro às 21h.
Ingressos
No dia - Inteira R$ 100,00 / Meia R$ 50,00.
Antecipado até dia 27.01– Inteira R$ 60,00 / Meia R$ 30,00.
FICHA TÉCNICA:
Assistente/ Montagem: Daniel Carraca
Assistente/ Montagem: Luiz Pedro
Assistente/ Montagem: Petrick Yorran
Assistente/ Montagem: Thiago Sousa
Assistente: Aurea Germano
Assistente: Larissa Rodrigues
Assistente: Lila Ferreira
Assistente: Tatá Passos
Diretor/ Produtor: Emerson Ambrosio
Figurino e Maquiagem: Kátia Cilene
Iluminador: Leandro Augusto
Ilusionista: Gurguren
Light Designer: Jonas Pedro
Locução: Fábio Vieira
Operador de áudio e vídeo: Emerson Ambrosio
Supervisor de palco: Fabrício Fazzato
Técnico de iluminação: Paulo Barbosa

fonte:

festival de mágicas...

janeiro 24th, 2012

  1. A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura com a coordenação do Departamento de Cultura, realizará de 27 de janeiro a 5 de fevereiro de 2012, a 11ª Feira do Livro de Tramandaí. O evento cultural acontecerá no ginásio municipal de esportes(Ten. Marino Dias de Oliveira), no centro da cidade.  A feira nesta sua 11ª edição terá como patrono o escritor, Alcy José de Vargas Cheuiche e entre as atrações da programação destacam-se as sessões de autógrafos, festival de mágicas, shows musicais, e area especial para recreação infantil. Todas as atividades são gratuitas para o público. Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Cultura, no 5º andar do prédio da prefeitura ou pelo telefone (51) 3684.9045.

11ª Feira do Livro de Tramandaí
2º Festival Internacional de Mágicos e 1º Encontro Mercosul da Risada
Tramandaí Veraneio Cultural
27/01 a 05/02 de 2012
Ginásio Ten. Marino Dias de Oliveira
27 jan – sexta-feira
17h – Abertura Pavilhão:11ª Feira do Livro e  Atividades  Culturais – 2012
18h – Recreação Infantil ( Bonecos Animados- Pintura Artística Facial- Contação de História)
19h – Apresentação Artística – Jimmy Pipiolo Show (Chile/Tramandaí)
20h –Sessão de Autógrafos e Lançamento – escritora Marley Silveira Poletto – Obra: Dos Açores ao Litoral, Rastros de Cultura
21h -  Apresentação de Mágica: Alex Meyer – Premiado na Argentina
22h –Apresentação  Musical Chão de Areia
24h – Encerramento

28 Jan – sábado

17h – Abertura Pavilhão:11ª Feira do Livro e Atividades  Culturais – 2012
18h – Recreação Infantil ( Bonecos Animados- Pintura Artística Facial- Contação de História)
19h – Apresentação Circense Palhaço Bem y Dominique – Circo Petir
20h – Abertura Oficial da 11ª Feira do Livro de Tramandaí
21h –Apresentação de Mágicas: Alex Meyer – Premiado na Argentina
22h – Apresentação Musical LOMA e os Tambores  de N zinga
24h –  Encerramento
29 Jan – Domingo
17h –  Abertura Pavilhão:11ª Feira do Livro e Atividades  Culturais Verão 2012
18h -  Recreação Infantil ( Bonecos Animados- Pintura Artística Facial- Contação de História)
19h – Apresentação Teatral – Hotel do Sossego
20h – Sessão de Autógrafos e Lançamento – escritora Iara Magajewski Averbeck -Obra: Questões Internas
21h –  Apresentação de Mágicas: Marwel e Lia
22h – Apresentação Artística Dorval Dias – Recital Poesia
24h – Encerramento

30 Jan – Segunda-feira

17h –  Abertura Pavilhão: 11ª Feira do Livro e Atividades  Culturais – 2012
18h – Recreação Infantil ( Bonecos Animados- Pintura Artística Facial- Contação de História)
19h – Apresentação Circerse  Palhaço Cachito (Montevideo-Uruguai)
20h –  escritores – Edmar Brandão – Geremias Moller Obra:  (Escritor Peregrino).
21h – Show de Mágicas: Bruno e Bruna
22h – Apresentação Musical  com Luan Rosa   e Dj Jeferson
24h – Encerramento
31 Jan – Terça-feira
17h –  Abertura Pavilhão:11ª Feira do Livro e Atividades  Culturais Verão 2012
18h –  Recreação Infantil ( Bonecos Animados- Pintura Artística Facial- Contação de História)
19h – Apresentação Circense Palhaço Fofinho (Tacuarembo – Uruguai)
20h – Sessão de Autógrafos e Lançamento – escritor Fabian Mariotti – Obra: Um recurso para humanizar a tecnologia
21h – Show com SAVORAT, e seus bonecos mágicos
22h-  Rochelly  Acústico e DJ Robinho
24h – Encerramento

01 Fev  – Quarta-feira
17h –  Abertura Pavilhão: 11ª Feira do Livro e Atividades  Culturais – 2012
18h – Recreação Infantil ( Bonecos Animados- Pintura Artística Facial- Contação de História )
19h – Apresentação Teatral: A casa dos Fantasmas
20h – escritora Neusa Bandeira Wolff  Obra: Retratos da Alma
21h – Apresentação de Mágicas: Marwel e Lia
22h – Apresentação Musical com Leonardo Charrua
24h – Encerramento
02 Fev – Quinta-feira
17h – Abertura Pavilhão:11ª Feira do Livro e Atividades  Culturais – 2012
18h –   Recreação Infantil ( Bonecos Animados- Pintura Artística Facial- Contação de História )
19h – Apresentação Circense Palhaça Batatinha e Pirulito ( Tramandaí – Argentina)
20h – Encontro com: escritora Monika Papesku
21h – Show de mágicas: Orlando Magic (Vencedor do se vira nos 30 do Faustão em 2003-2004-2006)
22h – Apresentação Musical: Aloísio Rodrigues, Paulinho Oliveira e Serginho Sá ( Confraria Acústica )
24h – Encerramento

03 Fev – Sexta-feira
17h – Abertura Pavilhão:11ª Feira do Livro e Atividades  Culturais – 2012
18h – Recreação Infantil ( Bonecos Animados- Pintura Artística Facial- Contação de História )
19h – Apresentação Circense: Palhaço Bem do circo Petir
20h – encontro com: escritor Mário Amaral Teixeira
21h – Show de Ilusionista Internacional: Lúcio Alves
22h – Apresentação Musical: Pedro Guerra
24h – Encerramento
04 Fev – Sábado
17h – Abertura Pavilhão:11ª Feira do Livro e Atividades  Culturais – 2012
18h – Recreação Infantil ( Bonecos Animados- Pintura Artística Facial- Contação de História )
19h – Apresentação Artística: Vovô Marcolino e suas imitações
20h – Lançamento Antologia III – escritores da AELN Lançamento do Livro Aos ventos do mar e  Lagoa – oficina Mãos à obra literária do escritor Alcy Cheuiche
21h – Apresentação: Mundo Mágico de Tio TONY
22h – Apresentação Musical: Chão de Areia
24h – Encerramento
05 Fev – Domingo
17h – Abertura Pavilhão:11ª Feira do Livro e Atividades  Culturais – 2012
18h -  Recreação Infantil ( Bonecos Animados- Pintura Artística Facial – Contação de História )
19h – Curso de Novos Talentos Humorísticos ( com premiação a todas as crianças participem)
20h – Show de Mágicas: Bruno e Orlando Magic
21h -
22h – Apresentação Musical: Gilmar Selau Instrumental
24h – Encerramento
Oficinas
Oficina de Origami com Sérgio Crespo
Ginásio Ten. Marino Dias de Oliveira ( Gigantinho)
28 e 29 de janeiro
Inscrições: No local
Horário: 19h
Oficina Literária com Alcy Cheuiche
SESC Tramandaí
Dias 3 e 4 de fevereiro
Realização: Prefeitura Municipal de Tramandaí
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Departamento de Cultura
Participação: Museu Municipal Abrilina Hoffmeister
Exposição Permanente – História Política de Tramandaí
47 anos de Administrações  -   Projeto TURISTÓRIA

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

São João Bosco, padroeiro dos mágicos

O mágico Sidney Pires, membro do Núcleo de Amigos Mágicos do Ceará (Nuamac) é uma das atrações da programação. Ele se apresenta hoje, amanhã e dia 30
Shopping Benfica promove shows em homenagem ao Dia do Mágico, comemorado nesta terça-feira, dia 31


Clique para Ampliar

No próximo dia 31 de janeiro se comemora uma efeméride própria de um nicho não muito comum: os mágicos. A data foi escolhida em homenagem a São João Bosco, padroeiro dos mágicos, falecido em 31 de janeiro de 1888. Conta-se que, quando menino, ele ajudava a família trabalhando como acrobata, malabarista e ilusionista.

Para homenagear a data, o Shopping Benfica, em parceria com o quiosque de produtos de mágica "Magic Up", programou uma série de apresentações de mágicos cearenses. Os shows começam hoje e seguem até terça-feira, dia da efeméride, com apresentações entre as mesas da praça de alimentação do shopping e o palco central.

Entre os muitos gêneros de mágica - desde as clássicas (utilizadas nos circos) até os grandes números de ilusão, que demandam o auxílio de equipamentos - , os que se apresentam no Benfica deverão fazer uso principalmente do "Close-Up", categoria que envolve pequenos números - com baralhos, ligas, moedas - realizados bem próximo ao espectador, geralmente convidando-o para fazer parte deles. O "Close-up" se popularizou bastante no final dos anos de 1990 com o americano David Blaine, que levou números com cartas, moedas e outros objetos para os programas de televisão, números que impressionavam por não requerer nenhum tipo de preparação, além das rápidas mãos do mágico.

Os artistas cearenses confirmados são Sethi, Pedro Martins, Andrew, Sidney Pires, além da atração internacional Bruno Iriart, da França.

Vocação

Para os que acham a mágica uma prática fadada ao fim do século XIX e início do século XX, atualmente algumas pessoas ainda se dedicam a manter a arte viva. No Estado, existem pelo menos 40 mágicos amadores em atividade, associados ao Nuamac (Núcleo de Amigos Mágicos do Ceará), além dos muitos artistas não associados espalhados pelo Ceará.

Segundo o mágico Sidney Pires, primeiro secretário do Núcleo, a profissionalização ainda é, no entanto, um desafio. "Entre os 40, apenas cinco aproximadamente vivem da mágica. Os outros são amadores, médicos, estudantes, advogados, que tem paixão pela arte e se apresentam esporadicamente", explica.

Entre eles, contudo, nenhuma mulher. Pelo visto, elas não fazem muito sucesso nesse nicho. "Não que os homens sejam contra. Mas é raro mesmo. Que eu saiba, a única mulher famosa na mágica é a Diny, esposa do Mário Kamia", completa.

O mágico Mário Kamia, um dos mais famosos do Brasil, com mais de 20 anos no ramo do entretenimento, foi, ao lado da esposa e de sua equipe, o responsável por orientar o ator Rodrigo Lombardi durante as gravações da novela global "O Astro", elogiada pela crítica quanto ao realismo das cenas em que o personagem Herculano Quintanilha e sua assistente Valéria realizavam truques de ilusionismo.

Equipamentos

Boa parte dos amadores se inicia na mágica através da compra de kits em estandes especializados, como os que existem no Shopping Benfica e no Iguatemi. Ambos, no entanto, são comprados sobretudo por turistas e crianças. "São poucos os iniciantes que continuam treinando e realmente adquirindo mais materiais. Agora, os poucos que persistem, logo se tornam muito bons. Os mágicos cearenses, de um modo geral, são muito talentosos", avalia Sidney.

E para ser mágico, é preciso, sim, investir. Praticamente todos eles fazem coleções de baralhos, dos clássicos aos mais extravagantes. Quando o artista evolui do "close-up" para truques de grande porte, aí é que se deve preparar o bolso. "Uma mágica tradicional: o mágico amarra a assistente e a coloca em uma espécie de maleta. Sobe em cima da mala, lança um pano sobre eles e, na terceira vez em que a cortina é lançada, ele e a assistente trocam de lugar. Isso é básico para um mágico de grandes truques. Só essa maleta custa, em média, mil reais. Imagine, então, quando não se gasta", revela Sidney.

Para isso, recorre-se à internet em busca dos melhores preços e da qualidade dos equipamentos. Em São Paulo existe, inclusive, a chamada "Feira Mágica", onde os aficionados por mágica trocam contatos e vendem equipamentos.

Em dezembro do ano passado, o mundo da mágica perdeu um dos maiores fabricantes de truques. O gaúcho Nery José Palma, mais conhecido como "Joe Márbel, o Mágico" que fundou em um 31 de janeiro, no ano de 1985, a "Multimágicas", uma loja inicialmente modesta. Atualmente, sua indústria fabrica mais de 500 diferentes números, vendendo no Brasil e no exterior.

No Shopping Benfica, a partir de hoje, o público poderá desfrutar de alguns desses equipamentos. Baralhos de estimação, lenços, moedas e carteiras em chamas. Mas fique atento, porque a regra é: as mãos de um mágico têm a obrigação de ser mais rápidas do que os olhos do espectador.

FIQUE POR DENTRO
O maior mágico que já existiu
Harry Houdini, nome artístico de Ehrich Weiss, nascido em Budapeste, em 1874, foi um dos mais famosos escapistas e ilusionistas da História. Aos quatro anos, sua família emigrou para os Estados Unidos. Os poucos níqueis da família o obrigaram a trabalhar desde cedo. Foi perfurador de poços, fotógrafo, trapezista e ferreiro, ofício no qual aprendeu os truques mais famosos de seus shows. Houdini tinha habilidades impressionantes, como ficar vários minutos embaixo d´água sem respirar. E foi demonstrando uma delas - a "incrível resistência torácica" - que faleceu. Em Montreal, no Canadá, enquanto ele ainda exibia o "super" tórax, um dos estudantes, boxeador amador, invadiu os bastidores e sem dar tempo para que Houdini preparasse os músculos, golpeou-lhe o abdômen. Os golpes romperam-lhe o apêndice, e uma semana depois ele morreu, em Detroit, no ano de1926.

Mais informações:
Homenagem ao Dia do Mágico. Shows nos dias 27, 28 e 29/01, às 19h e dias 30 e 31/01, às 20h. No Shopping Benfica. Contato: (85)3031.8654

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O Dia do Mágico está chegando, não percam Let´s Go Vegas

Na próxima terça-feira (31) comemora-se o Dia do Mágico, a data é uma homenagem a São João Bosco, padroeiro dos mágicos, que segundo a tradição também era um deles. E, para os apaixonados por magia, nada melhor do que assistir o maior espetáculo de ilusionismo do Brasil, apresentado pelo renomado mágico Gurguren.


No dia 28 de janeiro (sábado) será a ultima apresentação da Turnê Let´s Go Vegas 2012 no Teatro Eva Wilma. Com duração de uma hora e trinta minutos, Gurguren fará com que todos realizem uma fantástica viagem a cidade do entretenimento mundial, “Las Vegas”.
Efeitos mágicos transformados em comédia e suspense, resumidos em números emocionalmente inexplicáveis, cenas de grandes magias, teatral e musical, conquistarão todos os espectadores.
Let´s Go Vegas estará em cartaz no dia 28 de janeiro às 21h no Teatro Eva Wilma, os ingressos podem ser adquiridos também através dos sites: www.ingresso.com e www.letsgovegas.com.br
FICHA TÉCNICA:
Assistente/ Montagem: Daniel Carraca
Assistente/ Montagem: Luiz Pedro
Assistente/ Montagem: Petrick Yorran
Assistente/ Montagem: Thiago Sousa
Assistente: Aurea Germano
Assistente: Larissa Rodrigues
Assistente: Lila Ferreira
Assistente: Tatá Passos
Diretor/ Produtor: Emerson Ambrosio
Figurino e Maquiagem: Kátia Cilene
Iluminador: Leandro Augusto
Ilusionista: Gurguren
Light Designer: Jonas Pedro
Locução: Fábio Vieira
Operador de áudio e vídeo: Emerson Ambrosio
Supervisor de palco: Fabrício Fazzato
Técnico de iluminação: Paulo Barbosa
Credenciamento Imprensa
Meg Sousa
Tels.: 11 77688248/3368.8248
Let´s Go Vegas
Local: Teatro Eva Wilma.
Endereço: R. Antônio de Lucena, 146 – Tatuapé – São Paulo/SP.
Apresentação: 28 de janeiro às 21h.
IngressosNo dia – Inteira R$ 100,00 / Meia R$ 50,00.
Antecipado até dia 27.01– Inteira R$ 60,00 / Meia R$ 30,00.
Informações de serviçosTel.: 11 2090.1650
www.teatroevawilma.com.br
  • Share/Bookmark