terça-feira, 29 de maio de 2012

Profissionais da mágica buscam maior espaço para seu trabalho e lutam para dissociá-lo do circo De sexta a domingo, Belo Horizonte sedia evento, que terá lugar no Teatro Izabela Hendrix

O primeiro registro de alguém fazendo magia data do Antigo Egito. O Papiro de Westcard, hoje exposto no Berlin State Museum, Alemanha, é de aproximadamente 2000 a.C, época do faraó Khufu (Keops).




Gustavo Roscoe/Divulgação
Aos 31 anos, George Rubadel trabalha como mágico há 12

Nele está relatado o primeiro truque que se documentou. O mágico era Dedi e ele arrancava a cabeça de uma galinha, colocava de volta e a ave saía andando. Hoje, 4 mil anos depois, ainda é possível assistir aos mágicos fazerem o mesmo com pombos.

Ainda antes de Cristo, há cerca de 1 mil anos, países como China e Índia também passaram a consumir magia. Não em seu primeiro sentido, de sobrenatural, mas como entretenimento.

Porém, quando a Congregação da Sacra, Romana e Universal Inquisição do Santo Ofício resolveu agir, os tempos não foram muito bons para os mágicos. Naquele momento, na Europa, foi declarada guerra a eles, com o objetivo de colocar fim à magia.

Para tentar resolver o problema, um livro foi lançado. “No século 16, foi publicado The discovery of the witchtrap, o primeiro livro explicando truques de mágica, mostrando que não era bruxaria. Mesmo assim, vários exemplares foram queimados. Sobraram pouquíssimos no mundo”, ensina o mágico de BH George Rubadel. Um deles está no mesmo museu do papiro.

E olha que, já naquela época, a maioria dos mágicos eram homens. Até hoje, são poucas as mulheres que exercem a profissão. A brincadeira nos bastidores é de que elas não exercem o ofício por não saber guardar segredo. “Mas é só brincadeira. Na verdade, existem mágicas muito boas. Mas são minoria sim e ninguém sabe por quê”, afirma Rubadel, que, aos 31 anos, exerce a profissão há 12.

No Brasil Atualmente, na Europa e na América do Norte, a mágica é realmente tratada como arte cênica, movimentando o show business, aparecendo em programas de TV e espetáculos da Broadway.

No Brasil, não é claro o motivo – talvez uma questão cultural –, a mágica não tem o mesmo lugar. Ocupa espaço em festas infantis e é intimamente ligada ao circo. Motivo não há. Um bom mágico, além de criar ilusões, como qualquer outro artista é um produtor de entretenimento. É alguém que domina o palco e a plateia, e outras áreas como a música, a atuação e o malabarismo.

“Aqui, no país, tentamos quebrar esse paradigma todos os dias. Ficamos superfelizes quando uma empresa nos chama para uma convenção, por exemplo”, diz Rubadel. Ele garante que isso não significa desprezar festas infantis. Conta que os dois filhos são sustentados por essa prática, mas, ainda assim, gostaria de ver a mágica num lugar de mais destaque. “Um dia, não quero mais fazer festa de criança. Quero montar um espetáculo teatral e viajar com ele”, planeja o mágico.

De acordo com ele, uma das alternativas para tentar mudar a situação é por meio de projetos aprovados em leis de incentivo. Mas, os que inscreveu na lei municipal, em BH não conseguiu aprovar.

A Fundação Municipal de Cultura informa que apoia e incentiva espetáculos teatrais de mágica e gostaria de conceder o benefício financeiro. O problema, de acordo com o chefe do Departamento de Fomento e Incentivo à Cultura, Cleidisson Dornelas, é a baixa demanda. Numa breve busca pela palavra-chave “mágico” entre os projetos apresentados à lei, foram encontrados apenas nove. Isso, entre 1995 e 2011. Número pequeno se considerarmos que só em 2011 foram 987 projetos inscritos.

“Temos um carinho especial por esse trabalho, mas o mágico é mais encontrado nos projetos de circo, nos quais tem mais aceitação e repercussão. A fundação reconhece a mágica como arte, entretenimento, atividade criativa e lúdica. Mas a demanda ainda não é expressiva. A lei municipal reflete a produção cultural da cidade. O que tem mais impacto no município tem mais apelo na lei”, afirma Cleidisson.

Um apelo Ele vê a mágica ganhando cda vez mais espaço e espera poder aprovar mais projetos na área. Para isso, faz um apelo: que os mágicos tentem integrar o Conselho Municipal de Cultura, para que possam representar a categoria. “Isso pode nos ajudar a desvincular o circo apenas das artes circenses, valorizar a cadeia produtiva, nossos artistas de talento e criar espetáculos de qualidade para um público que valorize esse trabalho”, sugere Cleidisson.


Festival de mágica
Hoje e amanhã, às 21h; domingo, às 19h, no Teatro Izabela Hendrix, Rua da Bahia, 2.020, Lourdes. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada), à venda antecipadamente nas unidades do Restaurante Xico da Carne e na bilheteria do teatro, caso os ingressos não se esgotem. Informações: (31) 9217-6240.


visite:
http://bit.ly/KTXPo2

sábado, 26 de maio de 2012

Gaviolli recebe hoje apresentações de shows de mágica com Ricky Mágico

 projeto Palco Babel estará hoje à noite no bairro Gaviolli, com variadas apresentações artísticas das 19 às 22 horas, no Ginásio de Esportes Elba Reny Francischelli.

Esta será uma oportunidade para moradores do Gaviolli e bairros vizinhos prestigiarem diversas atrações culturais realizadas praticamente ao mesmo tempo, e de graça. 

Na apresentação, irão dividir o mesmo espaço grupos de jazz e dança contemporânea, shows de mágica e música. No final, eles se unem para uma apresentação conjunta. Mantendo o foco do projeto de mostrar que independente do estilo cultural, a arte prevalece de forma única e que não há diferenças entre os meios artísticos, que os grupos se entendem e se interagem de forma única e mantendo o respeito entre si. 





Estarão presentes a Cia Only Jazz, com musicais que marcaram a história da Broadway, a Cia Up, com a coreografia Protótipo, Ricky Mágico, o projeto de dança Versátile, com a coreografia “Tem Saudade”, e o pagode do grupo Essência. A iniciativa é da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Cultura.

Saiba 

O nome “Palco Babel” faz referência à passagem bíblica da Torre de Babel, ocasião em que os homens foram “castigados” por tentarem se equipar a Deus: tinham de conviver num mesmo espaço, sem falar a mesma língua, sem se entender. 

O projeto em Catanduva, entretanto, quer mostrar que, mesmo com ritmos e estilos completamente opostos, os diferentes tipos de arte conseguem permanecer num mesmo espaço, sem atritos ou inconvenientes.

fonte:

Mágico tira cerveja de iPad - muito boa




Confira o aplicativo que todo apreciador de cerveja gostaria de ter

Essa é pra terminar a semanada em alto astral!!! Um ilusionista alemão está fazendo sucesso na Europa com um truque pra lá de inusitado!!! Especialista em "mágica digital", Simon Pierro simplesmente transforma o seu iPad em uma "cervejaria" ambulante. 
No vídeo em destaque, Simon faz uma apresentação numa das cervejarias mais famosas do mundo, a Hofbräuhaus, em Munique, na Alemanha. Resultado: a maioria do público ficou espantada e muitos quiseram, inclusive, aprender a fazer essa mágica.
fonte:

MOEDA CRIATIVA do MUSEU DE ARTE MÁGICA - INGRESSO MÁGICO

MOEDA CRIATIVA do MUSEU DE ARTE MÁGICA - INGRESSO MÁGICO - gratuito terça-feira


 Saiba como. VISITE o link http://bit.ly/KTXPo2



fonte: Museu de Arte Mágica

Shows, mágicas, exposição e recital no fim de semana da periferia

Música, magia e contemplação artísticas são os ingredientes da mistura cultural do fim de semana da periferia de São Paulo. O destaque da programação é o show do projeto Pipoca Moderna, que vai reunir no mesmo palco do Centro Cultural da Juventude (CCJ), no domingo, 27, às 18h, Marcia Castro, Baby do Brasil, Tiê a Andréia Dias.
O projeto, idealizado por Marcia, propõe o intercâmbio de repertórios e afinidades musicais de cantoras brasileiras. A apresentação no CCJ será a primeira do projeto em São Paulo e serão disponibilizado ingressos, gratuitos, para até 300 pessoas, a partir das 17h do domingo.
Mosaico com destaques culturais do fim de semana
Também no CCJ, no sábado, 26, às 20h, acontece o espetáculo “Circus CCJ: experiências mágicas”, com os ilusionistas Célio Amino e Ricardo Malerbi, que fazem o público colocar em questão a lógica das coisas, através de um ambiente divertido e interativo. A apresentação é para até 150 pessoas.
Tem mais: no sábado e no domingo, a partir das 15h, rolam as ações performáticas do projeto “Além do Horizonte”, coordenado pela dançarina Cindy Quaglio, e que propõe refletir sobre o horizonte a capacidade do homem de expandir olhares. O endereço do CCJ é Avenida Deputado Emílio Carlos, 3.641, entre o terminal de ônibus e o cemitério Vila Nova Cachoeirinha. Outras informações pelo telefone (11) 3984-2486.
Hip-hop, café filosófico e Aquarela nos CEUS
O destaque cultural do fim de semana no CEU Perus é show do grupo Naação Hip-Hop, marcado para o domingo, 27, às 14h. Antes, no sábado, 26, acontece um café filosófico, com palestra comandada por Fábio Contel. O endereço do CEU é Rua Bernardo José de Lorena, s/n°, na Vila Malvina. Outras informações em (11) 3915-8745.
Já no CEU Vila Atlântica segue até o dia 31 deste mês a exposição “Equipamentos esportivos da cidade de São Paulo em aquarela”, com reprodução dos ambientes em pinturas de aquarela. O endereço é Rua Coronel José Venâncio Dias, 840, no Jaraguá. Saiba mais em (11) 3901-8746.
Recital na Salvador Ligabue
Na Casa de Cultura Salvador Ligabue a atração do fim de semana é o Recital com Temas Musicais, que será apresentado no sábado, dia 26, às 17h, pelos alunos da Academia de Música Wolf Mozart, sob a coordenação de Cristiane Bellini. A casa de cultura fica no Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, 215, ao lado da paróquia. Outras informações pelo telefone (11) 3931-8266
Essas informações foram extraídas dos sites dos organizadores. Recomenda-se contato prévio para confirmar a realização ou mudanças de datas e horários.
fonte:
MOEDA CRIATIVA do MUSEU DE ARTE MÁGICA - INGRESSO MÁGICO - gratuito - link http://bit.ly/KTXPo2

sexta-feira, 25 de maio de 2012

“Chaos” de magia e ilusão, por Luís de Matos - (.pt)

O mais recente espectáculo do mágico e ilusionista Luís de Matos é apresentado no Cine-Teatro Messias, na Mealhada, amanhã (sábado), pelas 21h30.
 
“Chaos” é uma produção que, em palco, durante hora e meia, deriva à vontade e participação do público, seguindo a Teoria do Caos, segunda a qual o bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furação em Nova Iorque.

Disponíveis para reserva através dos telefones 231 209 870/ 231 200 980, os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do cine-teatro.

fonte:
http://campeaoprovincias.com/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=11696:chaos-de-magia-e-ilusao-por-luis-de-matos&catid=32:outras-iniciativas&Itemid=160

Se iniciará em breve a Década do Patrimônio Museológico 2012-2022


Os atos comemorativos serão iniciados no dia 30 de maio em Santiago do Chile



















Apresentação

Em maio de 1972 foi assinada a Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, documento que ressaltou a importância e o desenvolvimento dos museus no mundo contemporâneo e sua contribuição para os planos educativos e de desenvolvimento social. O documento se converteu no grande marco da museologia social e em uma referência para as políticas públicas na Ibero-américa, marcando o avanço da área de museus na região durante as próximas quatro décadas em termos de institucionalização e de cooperação.

Seguindo essas diretrizes, e celebrando os quarenta anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile em 2012, os representantes de museus da Ibero-América propuseram a criação da Década do Patrimônio Museológico (2012-2022). A iniciativa inclui a execução de ações de fortalecimento da área durante esse período, que culminará com a comemoração do cinqüentenário da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile em 2022.

Lançamento
Os atos comemorativos da Década serão iniciados no dia 30 de maio, às 18h30, no Museu Nacional de História Natural de Santiago do Chile com a colaboração da Direção de Bibliotecas, Arquivos e Museus (DIBAM).  A celebração terá a presença de autoridades da área de museus da Ibero-América e de organismos internacionais.

A identidade visual da Década, cuja imagem foi selecionada em concurso ibero-americano, será divulgada durante o ato inaugural.

Ainda em setembro deste ano, o projeto será apresentado no marco da UNESCO.

Objetivos da Década
A Década do Patrimônio Museológico incluirá celebrações e propostas de promoção e discussão, dando continuidade aos preceitos da Mesa Redonda de Santiago do Chile e terá como objetivos:

- Reafirmar os princípios emanados da Declaração da Mesa de Santiago do Chile de 1972 e planificar ações com sentido social e educativo.

- Fomentar a criação e a difusão de ações e eventos culturais que celebrem os princípios da Mesa de Santiago do Chile em todos os países da região.

- Visibilizar as ações no âmbito do patrimônio material e imaterial ibero-americano, especialmente aquelas dirigidas a entender os museus como agentes de transformação social e de valorização da identidade e da diversidade ibero-americanas.

- Evidenciar o papel dos museus na preservação e na construção das memórias e das identidades da Ibero-América.

- Fortalecer a Declaração da Cidade de Salvador, documento que se tornou a base das políticas públicas na área de museus na Ibero-América e que foi inspirado na Declaração da Mesa de Santiago do Chile.

- Divulgar a cooperação e a voz comum dos países ibero-americanos, expressos no Programa Ibermuseus.

- Estimular e fortalecer a integração e o intercâmbio entre os países da Ibero-América no setor de museus, da cultura e nos demais âmbitos da sociedade.

As atividades serão realizadas em coordenação com o MINOM (Movimento Internacional para uma Nova Museologia), fórum internacional para a divulgação e o fortalecimento das novas tendências da museologia, vinculado ao Conselho Internacional de Museus (ICOM).

fonte:
http://www.ibermuseus.org/noticias/se-iniciara-em-breve-a-decada-do-patrimonio-museologico-2012-2022/

Usp cria segundo curso de pós-graduação em museologia do país


Para ampliar a possibilidade de estudos na área da museologia e capacitar profissionais para atuar como museólogos, os museus da USP estão com as inscrições abertas, até o dia 30, para o Programa de Pós-graduação Interunidades em Museologia (PPGMUS) da USP, com início no segundo semestre deste ano. O curso é o segundo mestrado em museologia existente no Brasil.



width=450

Fruto do diálogo entre os museus da USP, o programa foi formulado e organizado por um grupo de professores e baseado na experiência obtida com um curso de especialização oferecido pela USP de 1999 a 2006. Proposto pelo grupo no fim do ano passado, foi aprovado em março e será ministrado por quatro museus: o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu Paulista (MP) e o Museu de Zoologia (MZ).

Museologia

A museologia é a área do conhecimento que estuda relações entre o homem, a cultura e a natureza através da proteção, documentação, conservação, pesquisa e difusão do patrimônio integral da humanidade entendido como a representação da atividade humana no tempo e no espaço.

A museologia é uma disciplina aplicada, e por isso pode interessar a estudantes que vem da área de exatas, biológicas ou humanas. Ele é, por excelência, um curso multidisciplinar, aponta uma das orientadoras do programa, a professora Maria Cristina Oliveira Bruno.

width=330 Foto: Arquivo MAE

A profissão de museólogo é regulamentada por lei desde dezembro de 1984, e tem seus direitos garantidos através dos Conselhos Regionais (COREMs) e do Conselho Federal de Museologia (COFEM).

Cabe ao profissional a conservação e documentação de acervos; o planejamento e a organização de exposições e atividades culturais; assim como a pesquisa e a defesa do patrimônio cultural da sociedade. Ele está apto, portanto, a trabalhar em museus, centros culturais, institutos de pesquisa, centros de documentação e informação, galerias de arte, arquivos, bibliotecas, universidades e escolas.

No Brasil

Durante muito tempo, existiram apenas dois cursos de graduação em museologia no Brasil, o que indicava que a área era muito pouco explorada e não recebia estímulo do governo. Porém, o país passou por uma reestrututação nos últimos anos, com a criação da Política Nacional de Museus, em 2003, e a implantação do Estatuto de Museus, em 2009.

Na última década, o mercado de trabalho cresceu muito, principalmente com o estímulo da política nacional implantada pelo Ministério da Cultura, aponta Cristina. Hoje, já são 14 cursos de graduação espalhados pelo país, sendo que 13 deles são oferecidos em universidades federais.

Na pós-graduação, era possível encontrar apenas um curso de museologia até o ano passado, o da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Este ano, a USP inaugura o segundo curso do país, dando início a uma nova fase para os estudos de museologia e estimulando a formação profissional de museólogos.

Os museus da USP sempre tiveram interesse em ampliar estudos nessa área. Para marcar essa iniciativa, pretendemos fazer uma cerimônia de abertura em agosto, sinalizando o começo de uma nova etapa para a museologia na USP, completa Cristina.

Pós-graduação

width=330 Pássaro, 1963 – Liuba Wolf | Foto: Arquivo MAC

O curso terá duas linhas de pesquisa: Teoria e método da gestão patrimonial e dos processo museológicos e História dos processos museológicos, coleções e acervos. Serão 13 disciplinas oferecidas em dois semestres, sendo que no terceiro semestre é esperado que os alunos se preparem para o exame de qualificação. As aulas serão ministradas nos quatro museus organizadores, já que muito serão diretamente ligadas a seus acervos.

As inscrições vão até o dia 30 e devem ser feitas no balcão da Seção Acadêmica do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, que fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária, São Paulo. O edital completo está disponível neste link (PDF).

Mais informações: (11) 3091-4906, emails sacadmae@usp.br, museus.cpg@usp.br


Fonte: USP

quinta-feira, 24 de maio de 2012

João Peixoto dos Santos, um homem que vai marcar a sua marca na história da magia brasileira no início do século XX.

Après la parution sur notre blog de la liste des notices du Tour du monde de la magie et des illusionnistes, certaines réactions pointent des absences, d’autres s’étonnent d’y lire des noms d’artistes relativement peu connus.






Après la parution sur notre blog de la liste des notices du Tour du monde de la magie et des illusionnistes, certaines réactions pointent des absences, d’autres s’étonnent d’y lire des noms d’artistes relativement peu connus.

L’ouvrage n’avait pas vocation à devenir un annuaire de la profession, mais plutôt à exhumer des artistes (justement) tombés pour la plupart dans un oubli relatif.

Le fait de (déjà !) susciter de la réaction ne nous laisse pas indifférent.

Dans ce cadre Reflets du Passé demandera chaque mois à l’auteur Richard Raczynski de remettre à l’honneur et dans la lumière l’une de ces figures emblématiques.

Pour débuter cette galerie de personnages, citons João Peixoto dos Santos, un homme qui marquera de son empreinte l’histoire de la magie brésilienne au début du XXe siècle.

Il est aujourd’hui largement ignoré par la plupart des biographes de magie moderne.

Joao dos Santos Peixoto (de son vrai nom J. Formiga) est né dans l’Etat de Minas Gerais (au nord-ouest de la région sud-est du pays) le 17 mai 1879.

Il réside à Sao Paulo dès 1910, jusqu’à son décès en 1946.

Il débute comme expert-comptable, avant de s’orienter dans une carrière entièrement dévolue à l’Art Magique.

Il laisse l’image d’un homme cultivé et prolixe, grand bibliophile, polyglotte, véritable lien entre les magiciens européens (allemands, français, anglais) et la scène brésilienne.
Il collectionne tout au long de son existence de nombreux objets relatifs à l’expression de l’illusionnisme : matériel de scène, programmes, affiches, photographies, livres, tout en entretenant de brillantes correspondances.

Si son activité débute en 1910, c’est en 1916 qu’il ouvre sa boutique de magie située à Sao Paulo. Son catalogue propose alors aux passionnés, pas moins de 360 références.

Sensiblement durant la même période, il lance un journal magique (la première publication de ce genre au Brésil) dans lequel il prend clairement position contre la vague des pseudos médiums et spirites (notamment Carmine Mirabelli, et Carancini) en s'appuyant sur de nombreuses démystifications destinées à ses confrères, s’inscrivant ici dans une démarche proche de l’Américain Harry Houdini.

Il fonde l’association des magiciens professionnels en 1918.

De 1921 à 1926 il éditera le mensuel Boletim Mágico, organe officiel du Cercle International de Magie du Brésil.
(Cette parution fait l’objet d’une excellente réédition, (412 pages, 48 revues incluant trois cents effets magiques et une cinquantaine de biographies).

Il signe de nombreuses contributions (entre 1920 et 1926) sur la pratique de la prestidigitation, considérées comme des données, voire des bréviaires absolument incontournables (en partenariat avec ses collègues de l’époque dont Correia Pereira).

En 1926, il débute le cours de Prestidigitação e Transmissão do Pensamento.

Il laisse sur sa carrière, trois volumes, compilant ses interventions et recouvrant un ensemble de techniques magiques qui prend l'aspect d'une encyclopédie :

Tratado Completo de Prestidigitação e Ilusionismo, 1937.
Curso Prático de Prestidigitação e Ilusionismo, 1943
Truques de Magia Selecionados, 1946.

En 1982, la ville de São Paulo voit la création d’un musée de la magie, reposant pour l’essentiel sur ses collections et legs posthumes.

Bibliographie :
O centenário de João Peixoto dos Santos - em O Coelhinho Mágico - Ano V - numéros 21-23, São Paulo, Brésil, 1979.

Boletim Artes Mágicas n°29 - Septembre 2001.
 
Sur le Musée :

Museu de Arte Mágica e Ilusionismo João Peixoto dos Santos Associação de Amigos do Museu de Arte Mágica e Ilusionismo João Peixoto dos Santos RUA SILVA BUENO, 519 - CONJUNTO 42 - IPIRANGA 04208-050 - SÃO PAULO

Publié par R.R à l'adresse ---- fonte: refletsdupasse@gmail.com

----//
tradução via google - texto abaixo
 ---//

Após a publicação do nosso blog a partir da lista de referências de todo o mundo de magia e magos, algumas reações ausências da ligação, outros se surpreendem ao ler os nomes dos artistas relativamente desconhecidos.
O livro não foi concebido para se tornar um diretório da profissão, mas para descobrir artistas (apenas) para a maior parte caiu no esquecimento relativo.
O fato de que (já) gerar a reação não nos deixa indiferentes.
Neste contexto Reflexões do mês passado para perguntar ao autor de Richard honra de restauração Raczynski à luz e em uma dessas figuras icônicas.

Para iniciar este elenco de personagens inclui João Peixoto dos Santos, um homem que vai marcar a sua marca na história da magia brasileira no início do século XX.
É agora amplamente ignorado pela maioria dos biógrafos de magia moderna.
João dos Santos Peixoto (cujo nome verdadeiro Formiga J.) nasceu no Estado de Minas Gerais (noroeste do sudeste) 17 de maio de 1879.
Ele reside em São Paulo desde 1910 até sua morte em 1946.
Ele começou como um revisor oficial de contas, antes de virar em uma carreira inteiramente dedicada ao Magic Art.
Ele deixa a imagem de um homem culto e bibliófilo, prolífico grande, poliglota, um verdadeiro elo entre magos europeus (Alemão, Francês, Inglês) e da cena brasileira.
Ele colecionou ao longo de sua vida muitos objetos relacionados à expressão de mágica: equipamento de palco, programas, cartazes, fotografias, livros, mantendo partidas brilhantes.
Se suas operações começaram em 1910, foi em 1916 que abriu sua loja mágica localizada em São Paulo. Seu catálogo oferece aos entusiastas então, nada menos que 360 ​​referências.
Significativamente durante o mesmo período, ele lançou uma magia jornal (a primeira publicação do gênero no Brasil) em que ele toma uma posição clara contra a onda de pseudo espiritualistas e médiuns (incluindo Carmine Mirabelli, e Carancini) com base em muitos demystifications para seus colegas, registrando-se aqui em um passo perto do Harry Houdini americano.
Ele fundou a associação de mágicos profissionais em 1918.
De 1921 a 1926, ele irá publicar o Boletim mensal Magico, órgão oficial do Magic Circle International do Brasil. (Esta questão é objecto de uma reedição excelente, (412 páginas, 48 ​​revistas, incluindo trezentos e cinqüenta e efeitos mágicos de biografias).
Assinou muitas contribuições (entre 1920 e 1926) sobre a prática da magia, considerada como de dados, mesmo breviários absolutamente essencial (em parceria com colegas da época, que Correia Pereira).
Em 1926, ele começou durante Prestidigitação e Transmissão Pensamento fazer.
Ele sai em sua carreira, três volumes, cobrindo as suas actividades e compilar um conjunto de técnicas mágicas que parece uma enciclopédia:
Tratado de Prestidigitação e Ilusionismo Completo, 1937.
Curso Prático de Prestidigitação e Ilusionismo, 1943
Cheats Selecionados Magia, 1946.
Em 1982, a cidade de São Paulo vê a criação de um museu de magia, com base principalmente em coleções e legado póstumo.
Bibliografia:
O Centenario de João Peixoto dos Santos - O Coelhinho in Magico - Ano V - números 21-23, São Paulo, Brasil, 1979.
Boletim Artes Mágicas n º 29 - Setembro de 2001.
No Museu:
Museu de Arte Mágica e João Peixoto dos Santos Ilusionismo Associação de Amigos do Museu de Arte Mágica e Ilusionismo João Peixoto dos Santos Silva RUA BUENO, 519-42 CONJUNTO - IPIRANGA 04208-050 - São Paulo


 

O mágico Edu, da cidade de Itajubá, surpreendeu e empolgou o público com truques de ilusionismo.

Escola Municipal de Artes é reinaugurada

Após o descerramento da placa, os presentes se divertiram com uma série de apresentações como dança, canto e números de mágica. 



Shymenne Siqueira
Aluísio Veloso convidou Jorge Zaidan para descerrar a placa e reinaugurar oficialmente o espaço cultural
















Da redação
Fonte: Prefeitura de Formiga

A Escola Municipal de Artes Maestro Zezinho (Emart) foi reinaugurada na sexta-feira (30). As comemorações tiveram início na quarta-feira (28), dando continuidade nos dias 29 e 30, com diversas atividades artísticas e culturais, como exposição audiovisual, música, dança, teatro, comédia, literatura e mágica.  

Na sexta-feira, as comemorações se iniciaram com a apresentação do histórico dos três patronos que dão nomes as novas salas construídas na Escola de Artes: o Teatro de Bolso, Ricardo Torres; o Núcleo de Artes Cênicas, Moisés de Souza e o Núcleo de Artes Visuais, Mágico João Peixoto. Os familiares de Moisés de Souza, presentes no evento, receberam uma homenagem.  

Os familiares do patrono da Escola, Maestro Zezinho, foram homenageados por meio de seu filho, Jorge Zaidan, que contou aos presentes fatos importantes da história de seu pai e da antiga Sede da Banda, onde hoje funciona a Emart.  

O prefeito Aluísio Veloso/PT e o radialista Claudinê dos Santos também relembraram histórias da Sede da Banda, com destaque para os bailes de Carnaval.  

Ainda durante as homenagens, o prefeito entregou uma placa de reconhecimento ao casal Inês e Estácio Vieira, artistas reconhecidos e queridos em toda cidade.  

Em seguida, Aluísio Veloso convidou Jorge Zaidan para descerrar a placa e reinaugurar oficialmente o mais novo espaço cultural da cidade: a Escola Municipal de Artes Maestro Zezinho.  

Apresentações  
Após o descerramento da placa, os presentes se divertiram com uma série de apresentações.  

O mágico Edu, da cidade de Itajubá, surpreendeu e empolgou o público com truques de ilusionismo. Várias pessoas da plateia participaram dos números do mágico.  

Em seguida, foi a vez da dança tomar conta do palco da Emart. Apresentaram-se no palco bailarinos da Academia Corpo e Movimento e alunos da escola de dança da Emart.  

Encerrando a noite, a cantora Júlia Fonseca apresentou um repertório de clássicos do rock dos anos 70. 

fonte:
http://ultimasnoticias.inf.br/?pg=8&id_busca=17375

A magia de Mário Daniel a descobrir no Casino




Depois da estreia nos palcos em Março, Mário Daniel regressa no próximo sábado ao Casino Lisboa, para duas sessões (17h e 21h30) no Auditório dos Oceanos.
Filipa Estrela | festrela@destak.pt

À plateia presente vai apresentar o seu original e recente espectáculo de magia. No fundo, Fora do Baralho é muito mais do que um espectáculo de magia. Trata-se de uma mistura feliz entre a arte da ilusão, a cénica e a teatral, criando não só magia, mas uma atmosfera mágica.
O apresentador do Minutos Mágicos (programa de sucesso de horário nobre da SIC) conta a história de um mágico que está num atelier a tentar criar o seu próximo espectáculo.

 Nesse mundo existe ainda a empregada que detesta ver tudo desarrumado e o artesão das ilusões.

Numa relação muito divertida, e invocando os valores da amizade, cooperação e família, fazem com que os “truques” surjam de forma natural no decorrer da narrativa e se transformem em verdadeira magia.
---
Tome nota
Local
Auditório dos Oceanos, no Casino Lisboa
Horário 26 de Maio, às 17h e 21h30
Preço 15 e 18 euros

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mágico Do Tihany É Destaque No Perfil & Opinião Desta Quarta


O programa Perfil & Opinião desta quarta-feira (23), às 22h, na TVE Bahia, apresenta uma entrevista com o mágico Richard Massone, do Circo Tihany. O artista argentino fala de sua trajetória desde a infância, quando já brincava de fazer mágicas, e dos primeiros shows que assistiu de Franz Czeisler, o húngaro criador do circo onde se apresenta atualmente.


O Perfil & Opinião vai ao ar sempre no mesmo dia e horário, com reprise aos domingos, às 21h. Toda a programação da TVE Bahia também pode ser acompanhada pelo portal do Irdeb.


fonte:

terça-feira, 22 de maio de 2012

Enredo: No Carnaval da alegria, a Independente dá as cartas: a magia do baralho no tabuleiro da vida.


Independente: confira a sinopse para o Carnaval de 2013


Enredo: No Carnaval da alegria, a Independente dá as cartas: a magia do baralho no tabuleiro da vida.
Mergulhar no universo mágico das cartas, transformando a passarela do samba num imenso tabuleiro a ser percorrido rumo à vitória de nossos sonhos.
No jogo da vida, a sedução do poder, a magia do azar, a arte de imaginar, o dom de iludir. Passado, presente e o futuro nas cartas.
Personagens que mudam a História, naipes que determinam as classes sociais. Realeza, nobreza, clero e plebe lançados à sorte dos magos, às maldições dos ciganos, aos riscos do incerto. Parece xadrez, mas qualquer semelhança não é mera coincidência. É a vida no tabuleiro, convidando para seu jogo de sorte e azar, prevendo o futuro, conhecendo o passado. É a Independente dando as cartas da alegria, convidando a um mundo encantado, no qual a imaginação conduz a tempos distantes, à sombra e à luz. As cartas estão na mesa; a sorte está lançada. Que vença o melhor jogador...
Sinopse
O tabuleiro será o lugar de encontro entre duas antigas formas de brincar: o carnaval e os jogos de cartas, intervalos de prazer no cotidiano. Leva-nos a um mundo de fantasia, conquista e sedução. Numa empolgante partida, a Independente desenha um percurso em que as cartas do baralho serão alas e alegorias. Enfrente o desafio de vivenciar em cada fase algumas das múltiplas faces do homem, no prazer de correr riscos, prever o futuro, traçar estratégias e ultrapassar limites, desvendar, competir e iludir.
O jogo de cartas é um ato tão antigo que é impossível determinar sua origem. Contudo, egípcios, árabes, hindus e outros povos do Oriente Médio estão entre os mais prováveis criadores da sociedade do baralho. Os chineses certamente estão entre os primeiros povos a usar as cartas do baralho, conduzindo-as numa incrível odisseia. O baralho inspirou os mais variados jogos, mas a inventividade humana não tem limites! Para definir nosso ponto de partida, chegamos à Europa, de onde as cartas do baralho se popularizaram.
Da Espanha vem o nome dos naipes: Paus, Espada, Ouro, Copas; da França, os símbolos gráficos; da Inglaterra os grandes personagens: Rei (King), Rainha (Queen) e Valete (Jack). Na busca de especiarias, portugueses e espanhóis levaram e trouxeram novidades para as cartas do baralho. A Idade das Trevas, foi o cenário da magia no sortilégio de ciganos e magos e na perseguição da santa inquisição.
Com a expansão dos povos os jogos passaram a ser difundidos. Em meio a Idade Média, com o fim do período das trevas, veio o renascimento, traduzindo em suas luzes as novas formas do baralho, que são conhecidas até hoje.
A trajetória do baralho e dos jogos de cartas atravessou os mundos, entre o real e o imaginário, onde viver é brincar, viajar e se iludir num mundo de maravilhas, sonhar e se encantar com as faces do faz de conta, se apaixonar com o mágico em noite de abracadabra. Como não se iludir e não se deixar levar nesta magia de alma e coração.
O mesmo homem que sonha e se ilude, também busca nas cartas a ajuda dos deuses para entender os mistérios da vida, a casa do tarô dá o direito de compreender o passado, interferir no presente e conhecer o futuro. Os sonhos de vida melhor e riquezas se materializam nas mãos das ciganas, mobilizam multidões, transformam o mundo inteiro em imensas torcidas, unidas pela vontade de vencer na vida.
E se jogar causa euforia também prende nossa atenção, lançamos as cartas na mesa, somos arrastados pelo anseio de torcer, de ser campeão, vestimos a camisa e cantamos numa só voz: virar o jogo, levar a escola e fazer parte da conquista na virada. A passarela é tabuleiro, jogador é folião, o hino é o samba. No carnaval da alegria, a Independente dá as cartas: A magia do baralho no tabuleiro da vida. Prepare-se e tente nos vencer, embaralhe as cartas e boa sorte.
Pesquisa e roteiro: Rodney William Eugênio
Carnavalesco: Fábio Antônio Gouveia


fonte:

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O MÁGICO KARIM HARFUSH

Figura bastante conhecida em Itabuna, onde viveu, estudou e ainda atua como empresário (sócio da loja de celulares Digicel), mesmo morando hoje em Salvador, Karim Harfush desponta na capital em uma atividade, digamos, inusitada. O homem se tornou mágico dos bons e brilha em espetáculos de ilusionismo apresentados em festas, barzinhos e eventos corporativos.


 



Versátil é uma palavra que define bem esse itabunense por adoção (nasceu em Salvador, mas morou aqui durante vinte anos), descendente de libaneses. Além de mágico e empresário, ele trabalha também em uma construtora.  
Abaixo, um pingue-pongue rápido do CENA BAHIANA com “El Grande Karim”:

CENA BAHIANA – Velho, que viagem é essa de virar mágico?
Karim Harfush - Na verdade, eu faço mágica desde os sete anos, porém me profissionalizei há pouco mais de um ano. É um sonho de infância que estou realizando e curtindo muito.
CENA BAHIANA – A magia é agora sua profissão?
Karim - Também. Eu continuo como sócio da Digicel e faço mágicas corporativas, com foco na motivação de equipe e empreendedorismo. As mágicas são apresentadas no meio das palestras. Em Salvador, trabalho em uma construtora.
CENA BAHIANA – E você se apresenta também em barzinhos…
Karim - Nas horas vagas, ou seja, nos finais de semana, além das noites de quarta e quinta, eu me apresento em barzinhos de Salvador. Também atuo em coquetéis e aniversários, e estou com  possibilidade de fechamento para apresentações em outras capitais, mas por enquanto é segredo onde e quando. Um shopping de Salvador também está interessado em me contratar para uns projetos.


“Também faço levitar objetos e algumas mágicas de faquirismo”.


CENA BAHIANA – Quando vai fazer uma apresentação em Itabuna?
Karim - Estamos vendo isso para breve. Quando vou ao Galpão (espaço de eventos da cidade), a galera sempre pede mágica e aí faço na minha mesa. Mas tenho umas mágicas de palco iradas. E faço mágica de “close up”, ali pertinho da pessoa. Também faço levitar objetos e algumas mágicas de faquirismo. Cartas também, claro.
CENA BAHIANA – A gente soube que você também está em um projeto social que envolve a mágica.
Karim - Isso. É um projeto filantrópico, no qual eu me apresento uma vez por mês, sempre aos domingos, em creches mantidas por um centro espírita.

fonte:
http://www.cenabahiana.com.br/v1/2012/05/20/o-magico-karim-harfush/

Congreso de Magia "MAGIC IN LIMA" que se realizará en el Perú del 20 al 22 de julios de 2012



Bienvenidos

Lima, Ciudad de los Reyes

Invita a todos los    magos profesionales, aficionados y alumnos de magos de todo el Perú, Latinoamerica y de todo el mundo para que nos acompañen y participen en nuestro Congreso de Magia "MAGIC IN LIMA" que se realizará en el Perú del 20 al 22 de julios de 2012. Los esperamos..!!!












fonte:
 

Pastor usa Ventriloquia para evangelizar crianças em Orlândia



www.orlandiaonline.com.br - Notícias de Orlândia em vídeo

visite:

http://www.youtube.com/watch?v=vaCo8CyeoOg

domingo, 20 de maio de 2012

Mister Basart, do Museus de Arte Mágica em evento SP+LIMPA

Museu de Arte Mágica com o mágico Mister Basart  no evento SP+LIMPA

http://globotv.globo.com/rede-globo/sptv-1a-edicao/t/edicoes/v/oficina-ensina-a-transformar-material-reciclavel-em-bonecos/1954792/

o ABC vai contar com 24 horas seguidas de música, dança, teatro, mágica e oficinas.

Neste final de semana o ABC vai contar com 24 horas seguidas de música, dança, teatro, mágica e oficinas. É a Virada Cultural Paulista que, pela primeira vez, acontece em três cidades simultaneamente das 18h de sábado até as 18h de domingo. Além de nomes como Wanderlea e Tiê, o festival prioriza artistas e grupos regionais, na expectativa de atrair no total 30 mil pessoas nos dois dias de cultura.

Santo André participou da última edição e agora é a vez de São Caetano e Diadema estrearem na programação. “Como as outras cidades não participarão, priorizamos artistas vindos de São Bernardo, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra na escolha das atrações”, conta Ana Paula Bernardes, coordenadora do Grupo de Trabalho de Cultura do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Em Santo André o tema é dança. O grupo Funk Como Le Gusta, a cantora Tiê e a dupla Caju e Castanha vão fazer o público mostrar o talento com os pés. Os shows começam às 20h30 de sábado. Dos grupos de dança regionais, destaque para a Cia. Silvia Geraldi de Dança, com o espetáculo Todas as Tarde, às 20h30 do sábado. Também do ABC, o Duo Siri Recheado apresenta show de MPB com músicas do cantor e compositor João Bosco.

Ternurinha
A Jovem Guarda é o tema de São Caetano e ninguém melhor para representar a juventude da década de 1970 do que a ‘Ternurinha’ Wanderléa e o ‘Bom Rapaz’ Wanderley Cardoso, a partir das 19h30. Das atrações regionais, ganha destaque a Filarmônica de São Caetano. Relendo os clássicos de Roberto e Erasmo Carlos, a banda Del Rey encerra o domingo de atrações.

Diadema será palco do rock e do popmusic. Do projeto Diadema Rock, as Bandas Eyes of Beholder e Rainha Plebe se apresentam no sábado e no domingo, respectivamente. Saindo do campo regional, a banda Blues Etílicos, com 25 anos de estrada, traz o vocalista norte americano Greg Wilson. Flávio Guimarães e Otávio Rocha completam o grupo na gaita e guitarra, Pedro Strasser estará na bateria e Cláudio Bedran no baixo.

As apresentações acontecem em praças, parques, teatros, unidades do SESC, pinacoteca, museu e até mesmo em ônibus. Confira a programação completa com as apresentações de companhias de dança e teatro da região, além de discotecagens, shows de mágica, apresentações de circo, feiras e stand-ups no site www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br/programacao.

Integração é novidade no ABC
Santo André e São Bernardo já haviam recebido a Virada Cultural Paulista, mas segundo Ana Paula Bernardes, representante do Consórcio, é a primeira vez que acontece uma ação regional cultural de grande porte com a parceria entre o governo do Estado e as prefeituras. “Na Virada Paulista, os municípios recebiam um pacote fechado com a programação. Este ano houve diálogo sobre tudo”, explica.

Antônio Figueiredo, diretor de Cultura de Santo André, diz que as cidades indicaram atrações regionais que estivessem cadastradas no site da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo. As prefeituras de cada município são responsáveis pela infraestrutura. Conforme diz Regina Ponce, secretária de Cultura de Diadema, o evento é um privilégio para as cidades participantes. “Queremos expandir e fazer parte de um circuito cultural reconhecido no Estado todo”, afirma Regina. (NB)

fonte:
http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/344732/wanderlea-e-tie-agitam-a-primeira-virada-cultural-da-regiao/