quarta-feira, 31 de julho de 2013

10 Filmes sobre Mágicos e Ilusionistas

Em homenagem ao original blockbuster Truque de Mestre, que usa como tema central de sua trama – mágicos de Las Vegas cometendo crimes no melhor estilo Robin Hood, aqui vai uma lista com dez produções que fizeram uso do mesmo tema: mágicos e ilusionistas dentro dos mais variados gêneros.


Cine

Oz

Oz: Mágico e Poderoso

Nessa pré-sequência do clássico O Mágico de OzJames Franco vive mágico golpista e sedutor de mulheres, no Kansas da década de 1930. O enganador entra bem quando ao fugir de um marido enfurecido, cai dentro de um poderoso tornado com seu balão. A produção foi um dos primeiros blockbusters do ano, e tem o comando de ninguém menos do que o cultuado Sam Raimi. O castigo do protagonista se torna menor, ao cair num mundo novo e se deparar com as belezas de Mila Kunis , Rachel Weisz  e Michelle Williams .
Prestige

O Grande Truque

Por falar em cineastas cultuados, esse thriller é comandado por um diretor muito apreciado por todos os cinéfilos: Christopher Nolan. O criador de obras como A Origem e a trilogia O Cavaleiro das Trevas, adora trabalhar com tramas complexas, diversos personagens, e um clima sombrio. Aqui, isso não é diferente. Christian Bale  e Hugh Jackman  são dois ilusionistas rivais, que um dia já foram amigos. A competição entre eles para ver quem é o melhor mágico escala até proporções épicas. Mas o verdadeiro artista é Nolan com suas reviravoltas inesperadas. Michael Caine , Scarlett Johansson , Rebecca Hall  e o músico David Bowie  completam o elenco dessa impressionante obra.

Atos

Atos que Desafiam a Morte

A vida do famoso artista da fuga da vida real, Harry Houdini, é levada às telas. Na obra, o mágico é personificado pelo talentoso Guy Pearce (Homem de Ferro 3). A trama do filme da diretora Gillian Armstrong (Adoráveis Mulheres), no entanto, concentra-se mais no romance do ilusionista e na vida da personagem de Catherine Zeta-Jones (Terapia de Risco). Zeta-Jones vive uma mulher sofrida, que precisa sobreviver aplicando golpes ao lado da filha, vivida pela talentosa jovem atriz Saoirse Ronan (A Hospedeira), a fim de sustentá-las.

Magic

Magia Negra

Um dos principais truques de um mágico é o ventriloquismo. Antes de Chucky dar as caras em Brinquedo Assassino, o veterano Anthony Hopkins (360) ficava dividido entre o amor por Ann-Margret (Surpresa em Dobro) e seu boneco de ventríloquo, nesse thriller dramático de 1978. O filme contava ainda com o falecido Burgess Meredith (o Mickey, da série Rocky, e o Pinguim, do seriado do Batman da década de 1960). A direção é de Richard Attenborough (Um Amor para Toda a Vida).

Parnassus 

O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus

Magia e ilusionismo tem tudo a ver com o cinema alucinógeno e surreal do diretor Terry Gilliam (Brazil – O Filme e Os 12 Macacos). Aqui esses elementos se encontram, nessa obra visualmente impressionante, mas narrativamente insana. Um grupo de ilusionistas mambembe viaja pelo país se apresentando. Eles são comandados pelo personagem título, um idoso tido como imortal, vivido pelo veterano Christopher Plummer (Millenium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres). Quando conhecem um viajante que se junta ao grupo, suas vidas mudam. A trama ainda mistura surrealismo e um pacto com o diabo. O filme ficou conhecido como último trabalho, não terminado, do talentoso Heath Ledger (O Cavaleiro das Trevas), que precisou ser substituído não por um, mas por três atores: Johnny Depp (Sombras da Noite), Jude Law (Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras) e Colin Farrell (Reino Escondido). O filme conta ainda com Andrew Garfield (O Espetacular Homem-Aranha) e Lily Cole (Branca de Neve e o Caçador).

Magico

O Mágico

Essa bela animação francesa é dirigida por Sylvain Chomet, do excelente As Bicicletas de Belleville. Indicado ao Oscar de animação, a obra traz Chomet trabalhando em cima de um argumento do icônico Jacques Tati (As Férias do Sr. Hulot), que havia pensado no projeto como sendo de carne e osso, protagonizado por ele. O fato nunca se concretizou, e o diretor Chomet leva às telas essa grande homenagem, criando seu personagem principal nos moldes da caracterização de Tati. Uma obra muda, que fala sobre a inocente amizade de um decadente ilusionista, com uma menina de rua; e consegue passar mais emoção e sentimentos do que a maioria dos filmes falados.

Burt 

O Incrível Burt Wonderstone

Ainda inédita no Brasil, essa produção estrelada pelo comediante Steve Carell (Um Divã Para Dois), muito certamente terá seu destino nas videolocadoras. Fracasso retumbante desse início de ano, essa comédia sem risadas traz Carell como um mágico de Las Vegas, que ao lado do personagem de Steve Buscemi (Universidade Monstros), se apresentam no melhor estilo Siegfried e Roy. O personagem entra em declínio com a chegada do personagem de Jim Carrey (O Golpista do Ano), um ilusionista moderno das ruas, baseado em Criss Angel. A obra conta ainda com Olivia Wilde (As Palavras), Alan Arkin (Amigos Inseparáveis) e o falecido James Gandolfini (A Hora Mais Escura) no elenco.

Escape

A Arte da Fuga

Nesse drama produzido por Francis Ford Coppola, de 1982, Griffin O´Neal (A Noite das Brincadeiras Mortais) interpreta um menino com um dom incomum: ele é um grande artista da fuga, como Houdini. Logo que percebe seu dom, um golpista perturbado mentalmente, vivido pelo falecido Raul Julia (Street Fighter – A Última Batalha), recruta o menino para ajudá-lo em roubos e trapaças.

Scoop

Scoop – O Grande Furo

Aqui, o icônico Woody Allen vive um ilusionista de fracassado, da terceira idade. Um belo dia, ao apresentar-se ao lado de sua amiga, vivida por Scarlett Johansson (com idade de ser sua filha ou neta, e não amiga), a jovem recebe a visita de um fantasma de um jornalista assassinado que lhe dá m furo de reportagem sobre a identidade de um possível serial killer de Londres. Johansson então começa a investigar o caso ao lado de Allen, e todas as pistas levam ao playboy vivido por Hugh Jackman.

Ilusionist

O Ilusionista

De anos em anos ganhamos os chamados filmes gêmeos, produções que levam para o grande público um tema muito similar. Esse ano foram os terroristas na Casa Branca. Mas em 2006, o assunto eram ilusionistas do século XIX. No mesmo ano em que ganhamos o thriller de Christopher NolanO Grande TruqueEdward Norton (Moonrise Kingdom) encabeçava o thriller romântico O Ilusionista. Na trama, Norton vive um famoso artista performático que cria apresentações elaboradas a fim de reconquistar seu verdadeiro amor de infância, vivida por Jessica Biel (O Vingador do Futuro), hoje prometida para um cruel nobre. Paul Giamatti (Rock of Ages: O Filme) completa o elenco.

fonte:
http://cinepop.com.br/10-filmes-sobre-magicos-e-ilusionistas-070848666

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Livros de mágica inspiram oficina para crianças em Divinópolis, MG


Inscrições estão abertas para oficina “Almanaque do Escoteiro Mirim”.
Podem participar crianças acima de oito anos.


A Biblioteca Municipal Ataliba Lago, em Divinópolis está com inscrições abertas para a oficina “Almanaque do Escoteiro Mirim”. A atividade inspirada em uma coleção de livros sobre mágica é a atração principal da Hora do Conto, realizada pela biblioteca mensalmente. A oficina está agendada para o dia 31 de agosto e os participantes irão aprender truques.
A coleção de 20 livros faz parte do acervo da seção infanto-juvenil da biblioteca. “Todas as vezes que as crianças ouvem a Hora do Conto na visita orientada de escolas, voltam na biblioteca e perguntam pelo livro de mágicas. Cada livro da coleção ensina a fazer cinco truques de mágicas, o que corresponde a 100 truques”, afirmou o agente cultural, Sérgio Resende.
De acordo com Sérgio, a oficina vai destacar curiosidades e informações. “Essas informações são valiosas para construção da cidadania e para a sobrevivência no mundo atual”, destacou.
A oficina é indicada para crianças acima de oito anos. O horário das aulas serão de 9h as 11h ou 14 às 16h. A taxa de inscrição é duas folhas de papel colorset e os interessados podem se inscrever na seção infanto-juvenil da Ataliba Lago, que fica na Avenida Sete de Setembro, 1160 no Centro. Mais informações opelos telefones (37) 3222.7297 ou 3222.7183.


fonte:

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Parque Ecológico do Tietê oferece shows de mágica e humor


Apresentações vão até o final de setembro e acontecem aos sábados e domingos, às 14h
Até o final de setembro, o PET (Parque Ecológico do Tietê) oferece shows de mágica e humor gratuitos. O comediante e ilusionista Edson Sobral realiza o "Rodízio de Piadas e Mágica", que inclui exibições de mágica de salão (Close Up) e de humorismo.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

As apresentações serão realizadas aos sábados e domingos, das 13h às 16h, na Oficina Cultural do Tietê, localizada próxima ao palco de eventos do Núcleo Engo. Goulart, um dos três do PET.

Sobral já atuou como roteirista e criou personagens para a televisão, como São, o "Loco do Show do Tom", (programa de Tom Cavalcanti na TV).

O Parque: O PET (Parque Ecológico do Tietê), administrado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) possui uma área total de 15,6 milhões de m²: 14 milhões de m² do Núcleo Engenheiro Goulart, 171 mil m² do Núcleo Vila Jacuí e cerca de 1,5 milhões de m² do Núcleo Ilha do Tamboré.

SERVIÇO
Shows de mágica e humor
Parque Ecológico do Tietê (Rua Guira Acangatara, 70)
Horário de funcionamento do núcleo: 8h às 17h
2958-1477
Como chegar: O acesso fica na Av. Dr. Assis Ribeiro, altura do nº 3.000. Indo de carro, entre no km 17 da rodovia Ayrton Senna, sentido SP/Rio; de Metrô, desembarque na estação Penha, pegue o ônibus Jardim Keralux e desça na entrada do parque; pelo trem da CPTM, desembarque na estação Engenheiro Goulart, e siga caminhando até a entrada do parque
Grátis

Do Portal do Governo do Estado

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cinema - Truque de Mestre

A mágica é algo que sempre mexeu com a curiosidade das pessoas, seja o truque um simples coelho que sai da cartola ou o desaparecimento da Estátua da Liberdade como fez David Cooperfield nos anos 80. Quem nunca se pegou tentando descobrir o segredo por trás de talheres que se entortam ou como as assistentes de mágicos são serradas ao meio? A verdade é que a mágica, melhor, o ilusionismo se tornou um ótimo produto de entretenimento, com shows super produzidos, ilusionistas com seu próprio programa de TV e status de celebridade.
Os Quatro Cavaleiros é um grupo de ilusionistas que faz parte deste showbiz se apresentando em Las Vegas e surpreendendo o público com a complexidade dos seus truques. Reunidos um ano antes após receberem um convite anônimo, eles atingem o clímax de suas performances roubando um banco francês durante uma apresentação. A partir disto o FBI e a Interpol entram em cena para desvendar o crime por trás da mágica, contando com a ajuda de uma espécie de Mister M, um revelador de truques de ilusionismo.
Já nos primeiros minutos fica fácil perceber o que acontecerá nas quase duas horas de projeção: muita pirotecnia, frases de efeito e a tentativa de envolver o espectador em um clima de mistério. O filme é rápido e eficiente na apresentação dos quatro mágicos antes de se tornarem um grupo, mostrando brevemente cada um em ação e seus respectivos talentos. Com a habilidade principal de cada cavaleiro bem definida e transmitida como um superpoder, fica claro que a sinergia entre eles é o que os difere dos demais ilusionistas.
Apesar de contar uma história sobre como a percepção do espectador é ludibriada, Truque de Mestre em nenhum momento nos engana. O filme é bem dividido entre começo, meio e fim, mas a produção aposta em seguir por um caminho seguro. A estrutura é batida, a motivação dos crimes também, mas não deixa de ser eficiente no que se propõe.
A obviedade e o excesso de explicações não atrapalham o filme na intenção de entreter. Ter nomes de peso no elenco como Mark Ruffalo (Ilha do Medo), Morgan Freeman (Um Sonho de Liberdade), Jesse Eisenberg (A Rede Social), Michael Caine (Filhos da Esperança) e Woody Harrelson (Assassinos por Natureza) favorece a direção de Louis Leterrier (Fúria de Titãs).
A produção também é cuidadosa em outros aspectos, como na trilha sonora, nos tons sóbrios das roupas dos personagens e em alguns ambientes monocromáticos que facilitam a composição do clima misterioso da trama, além de ajudar a evidenciar todo efeito visual dos truques.
É por isto que mesmo sem tirar coelho da cartola, Truque de Mestre acaba não desapontando quem vai ao cinema em busca de boa diversão sem maiores compromissos.

fonte:

domingo, 7 de julho de 2013

Como esse mágico faz para levitar?

Nos últimos dias Londres está intrigada com o mágico Dynamo. Em ação comercial da Pepsi, ele aparece flutuando apoiado em um dos ônibus vermelhos de dois andares, cartões postais da cidade.
O truque de Dynamo, no entanto, parece não ter durado muito. Investigações iniciadas no Facebook pelo portal "Australia News" afirmam que o mágico usou um braço de metal que grudou em um imã instalado dentro do ônibus.
De acordo com o portal, a prova de que a sustentação de metal é que é a responsável pela levitação é fato de que no começo do vídeo (assista acima) o mágico simplesmente não move seu braço direito.
Dynamo, como todo bom mágico, não revela seus truques. E você, concorda com a teoria ou tem outra explicação?

Consultor de ilusionismo fala de mágicas em Truque de Mestre





O consultor de ilusionismo de "Truque de Mestre" David Kwong conta que Jesse Eisenberg faz algus dos truques de cartas do filme e diz que Dave Franco tem o dom para truques de manipulação de cartas e objetos. "Truque de mestre" (Now You See Me, EUA, 2013), dirigido por Louis Leterrier. Agentes do FBI procuram um grupo de ilusionistas que assalta bancos durante suas apresentações e premia a plateia com o dinheiro. Com Morgan Freeman, Mark Ruffalo, Jesse Eisenberg, Michael Caine, Woody Harrelson. Estreia no dia 5 de julho de 2013. © Paris Filmes. Visite o UOL Cinema


fonte:

O fantástico mundo dos bonecos de ventríloquo pela lente mágica de Matthew Rolston.

Matthew Rolston ganhou fama fotografando celebridades de Hollywood. Seus trabalhos foram publicados em revistas como Harper Bazaar, Vogue, Vanity Fair, W e Times Magazine, entre outras.
Com toda essa bagagem, Rolston surpreendeu a todos com o lançamento do livro “Talking Heads, The Vent Haven Portraits“, sua primeira incursão no mundo das artes plásticas. O projeto chama a atenção não só pelo caráter inusitado mas também pela beleza dos modelos: antigos bonecos de ventríloquo.
Talking Heads, The Vent Haven Portraits

Esse fantástico ensaio fotográfico teve como palco o Vent Haven Museum, em Fort Mitchell, no Kentucky.
Foi lá que Rolson descobriu cerca de 700 cativantes, engraçados e perturbadores bonecos. Como muitos eram frágeis, ele decidiu fazer as fotos no próprio local. Profundo “conhecedor de rostos”, realizou as sessões como se estivesse fotografando seres humanos.
Inicialmente, foram selecionados 250 personagens. Mas somente os 100 mais expressivos foram registrados pelo seu talentoso olhar.
Mesmo com sinais evidentes do passar dos anos – muitos estão com a pintura rachada – esses bonecos, que mais parecem atores tristes, ganham vida no livro, como se estivessem apresentando seu último ato.
A leveza – e a beleza – de cada um vocês podem conferir aqui e agora.
Talking Heads, The Vent Haven Portraits

Talking Heads, The Vent Haven Portraits

Talking Heads, The Vent Haven Portraits

Talking Heads, The Vent Haven Portraits

Talking Heads, The Vent Haven Portraits

Talking Heads, The Vent Haven Portraits

Talking Heads, The Vent Haven Portraits

Talking Heads, The Vent Haven Portraits

Talking Heads, The Vent Haven Portraits

Talking Heads, The Vent Haven Portraits

Talking Heads, The Vent Haven Portraits

Talking Heads, The Vent Haven Portraits

Talking Heads, The Vent Haven Portraits

Talking Heads, The Vent Haven Portraits

Talking Heads, The Vent Haven Portraits

Talking Heads, The Vent Haven Portraits

Helmut GondimHelmut Gondim
www.facebook.com/helmutgondim
www.flickr.com/photos/helmutgondim



fonte:
http://www.hojevouassim.com.br/2013/07/05/o-fantastico-mundo-dos-bonecos-de-ventriloquo-pela-lente-magica-de-matthew-rolston


segunda-feira, 1 de julho de 2013

Instalação: Memórias de um segundo atrás - Exposição: Memórias das Minas Gerais - O evento acontece no ESPAÇO MINAS GERAIS, localizado à Rua Minas Gerais, 246, Higienópolis - São Paulo SP.

A instalação partiu da premissa do livro ‘A Boiada’  de Guimarães Rosa
e está dividida em duas etapas, sendo que há a inversão entre o céu e
a terra na visão, o céu está no chão e a terra no céu.

A terra, o barro, a grama representa a cultura e o povo do sertão, a
secura do próprio sertão, pois como o próprio Rosa diz “Bonito é na
seca, quando tudo está crestado, seco... a cor parda domina, seca
tudo. As folhas das árvores, sujas, feias. O castanho domina.”.

O céu é a poeira azul, a poeira que está  impregnada na nossa carne e
presente no nosso dia a dia.

O céu, a terra, os morros são passagens que nos remetem as nossas
memórias, aos nossos desejos e ao nosso futuro, não há começo e nem
fim apenas um ciclo, onde vivemos o tempo do SER – TÃO.

Rosa já nos dizia que o “Sertão é dentro da gente.”.


Artista: Karlene Bianca



Convite

Edison Mariotti Galeria de Artes Virtual vem contribuindo para às
manifestações de artistas brasileiros divulgando seus trabalhos na
internet. Agora, é com grande satisfação que o convidamos para a
abertura da exposição Memórias das Minas Gerais em um ambiente real.
 
O evento acontecerá no  ESPAÇO MINAS GERAIS, localizado à Rua Minas
Gerais, 246, Higienópolis - São Paulo SP. Essa exposição ficará aberta
à visitação, de segunda a sexta feira, das 10h às 18h;. Sábados,
domingos e feriados, do espaço MINAS GERAIS é fechado para visitação.

Ressaltamos que vossa presença é de grande importância, valorizando o
evento e evidenciando os artistas brasileiros.