sexta-feira, 25 de maio de 2012

Se iniciará em breve a Década do Patrimônio Museológico 2012-2022


Os atos comemorativos serão iniciados no dia 30 de maio em Santiago do Chile



















Apresentação

Em maio de 1972 foi assinada a Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, documento que ressaltou a importância e o desenvolvimento dos museus no mundo contemporâneo e sua contribuição para os planos educativos e de desenvolvimento social. O documento se converteu no grande marco da museologia social e em uma referência para as políticas públicas na Ibero-américa, marcando o avanço da área de museus na região durante as próximas quatro décadas em termos de institucionalização e de cooperação.

Seguindo essas diretrizes, e celebrando os quarenta anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile em 2012, os representantes de museus da Ibero-América propuseram a criação da Década do Patrimônio Museológico (2012-2022). A iniciativa inclui a execução de ações de fortalecimento da área durante esse período, que culminará com a comemoração do cinqüentenário da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile em 2022.

Lançamento
Os atos comemorativos da Década serão iniciados no dia 30 de maio, às 18h30, no Museu Nacional de História Natural de Santiago do Chile com a colaboração da Direção de Bibliotecas, Arquivos e Museus (DIBAM).  A celebração terá a presença de autoridades da área de museus da Ibero-América e de organismos internacionais.

A identidade visual da Década, cuja imagem foi selecionada em concurso ibero-americano, será divulgada durante o ato inaugural.

Ainda em setembro deste ano, o projeto será apresentado no marco da UNESCO.

Objetivos da Década
A Década do Patrimônio Museológico incluirá celebrações e propostas de promoção e discussão, dando continuidade aos preceitos da Mesa Redonda de Santiago do Chile e terá como objetivos:

- Reafirmar os princípios emanados da Declaração da Mesa de Santiago do Chile de 1972 e planificar ações com sentido social e educativo.

- Fomentar a criação e a difusão de ações e eventos culturais que celebrem os princípios da Mesa de Santiago do Chile em todos os países da região.

- Visibilizar as ações no âmbito do patrimônio material e imaterial ibero-americano, especialmente aquelas dirigidas a entender os museus como agentes de transformação social e de valorização da identidade e da diversidade ibero-americanas.

- Evidenciar o papel dos museus na preservação e na construção das memórias e das identidades da Ibero-América.

- Fortalecer a Declaração da Cidade de Salvador, documento que se tornou a base das políticas públicas na área de museus na Ibero-América e que foi inspirado na Declaração da Mesa de Santiago do Chile.

- Divulgar a cooperação e a voz comum dos países ibero-americanos, expressos no Programa Ibermuseus.

- Estimular e fortalecer a integração e o intercâmbio entre os países da Ibero-América no setor de museus, da cultura e nos demais âmbitos da sociedade.

As atividades serão realizadas em coordenação com o MINOM (Movimento Internacional para uma Nova Museologia), fórum internacional para a divulgação e o fortalecimento das novas tendências da museologia, vinculado ao Conselho Internacional de Museus (ICOM).

fonte:
http://www.ibermuseus.org/noticias/se-iniciara-em-breve-a-decada-do-patrimonio-museologico-2012-2022/

Nenhum comentário:

Postar um comentário