sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Gravura inglesa do século XIX doada ao Museu de Arte Antiga pelo grupo de amigos

Uma gravura inglesa de 1836, onde surge representada uma baixela de prata oferecida pelo rei D. João VI, vai ser hoje doada ao Museu Nacional de Arte Antiga pelo grupo de amigos, revelou a entidade à agência Lusa.

De acordo com José Blanco, presidente do Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga (GAMNA), a peça é uma oferta no âmbito do centenário da entidade, e foi adquirida por um dos associados num leilão realizado em Lisboa.
Fundado em 1912, o GAMNAA - grupo de amigos de museus mais antigo de Portugal e um dos mais antigos do mundo - iniciou em abril deste ano as celebrações do seu centenário.
Foi criado pelo historiador e diretor do Museu Nacional de Arte Antiga José de Figueiredo para apoiar e promover o trabalho da instituição através de doações de obras de arte e aquisição de equipamentos e para promover atividades culturais paralelas, como conferências e publicação de livros.
De acordo com José Blanco, a peça que o GAMNAA vai entregar hoje ao museu é uma gravura inglesa intitulada "The Waterloo Banquet" (1836), da autoria de William Greatbach (1802-1885).
Foi feita a partir de uma pintura de William Salter (1804-1875) existente em Apsley House, a antiga residência em Londres do Duque de Wellington, hoje convertida em museu, e onde se encontra ainda a baixela portuguesa.
A gravura é de técnica mista de buril e foi publicada em 1853, tendo alcançado grande sucesso junto do público da época, por retratar o banquete anual oferecido pelo Duque de Wellington em comemoração da batalha de Waterloo.
José Blanco explicou que o interesse da gravura para o Museu Arte Antiga é que "nela se pode ver o grande centro de mesa, a baixela de prata desenhada pelo pintor Domingos António de Sequeira, e oferecida ao Duque de Wellington pelo rei D. João VI, em sinal de reconhecimento de Portugal pela vitória nas invasões francesas".
No acervo do Museu de Arte Antiga guardam-se inúmeros desenhos e planos de Domingos António Sequeira para a baixela, e esta gravura, salientou, "completa assim, documentalmente, o acervo de obras de Sequeira guardadas" na entidade.
"Antes de ser eventualmente exposta, a gravura terá de ser restaurada", disse ainda o responsável à Lusa sobre o estado da obra.
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, concedeu este ano as insígnias de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique, ao GAMNAA.
O Museu Nacional de Arte Antiga, criado em 1884, alberga a mais importante coleção de arte antiga existente no país desde a Idade Média até ao século XIX, com obras de pintura, escultura e artes decorativas.
Diário Digital com Lusa

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário