terça-feira, 6 de dezembro de 2011

São Paulo – criatividade em forma de cidade

São Paulo é um acervo de obras em eterna criação e em constante revisão. São camadas de tintas culturais sobrepostas, traços desenhados a milhões de mãos e contornos identitários multifacetados, em um caleidoscópio de naturalidades, nacionalidades, valores, atividades e sonhos. A São Paulo que acolhe com a mesma generosidade, sem pré-requisitos, paulistas por nascimento ou opção, traz uma história guerreira, de invenções e reinvenções, que se desdobram em múltiplas inovações - característica central de uma cidade criativa. Inovações as mais variadas, das surgidas em centros de alta tecnologia, àquelas que brotam da pura e simples necessidade quotidiana.

São Paulo borbulha de cultura - do mais anímico patrimônio que insiste em sobreviver, observando impassível a postura absorta dos transeuntes, aos megaeventos e à pujança das empresas atuantes nas indústrias criativas. E é justamente a cultura, outra característica lapidar de uma cidade criativa, que faz de São Paulo uma sucessão de inspirações, surpresas e estímulos.

É nas cores do terceiro traço de uma cidade criativa - as conexões - que precisamos forçar o pincel. São Paulo é conectada ao mundo, mas nem sempre a si mesma. Iniciativas como a Virada Cultural, a transferência da sede do SESC SP para o Belenzinho e movimentos que reavivam os cursos d'água da cidade, como o Rios e Ruas, são vitais para retomarmos o alinhavo de um tecido urbano hoje fragmentado - mas mais urdido do que o era há poucos anos. Conexões também consigo mesma. Entender São Paulo, orgulhar-se dela, sentir-se partícipe na redação de um capítulo que bebe do passado, é esboçado hoje e deixará suas marcas no futuro, é um caminho possível para incrementar o sentimento de pertencimento da população e sua satisfação em transformar o espaço público em espaço de todos. Só se ama o que se conhece - e São Paulo, quando conhecida, é encantadora.

É a essa cidade de riqueza de contrastes que se propõe o desafio de olhar sob a ótica de uma cidade criativa - plena de inovações, transbordante de cultura e merecedora de novas conexões. Nesta busca, formada por uma dezena de milhões de notas musicais, a sinfonia da cidade é composta a cada dia, sob as batutas da criatividade.

Ana Carla Fonseca é administradora, economista e doutora em urbanismo. É autora de diversos livros, consultora e conferencista internacional em economia criativa e cidades criativas.

fonte:
http://www.observatoriodoturismo.com.br/?p=935

Nenhum comentário:

Postar um comentário