sábado, 24 de agosto de 2013

Os segredos dos mágicos em debate

X Festival Nordeste de Mágicos promove apresentações, feira e competições: intercâmbio de truques
A portas fechadas no Hotel Sonata, mágicos de todo o Brasil e também estrangeiros participavam de uma conferência. O que eles discutiam, nós só podemos imaginar. Novas maneiras de tirar o coelho da cartola, truques diferentes com o baralho, talvez até uma revolução nas ilusões que fazem pessoas desaparecerem em segundos. Mas é tudo especulação, afinal, um mágico nunca revela seus segredos. Pelo menos, não ao público.

O espetáculo "AbraCASAbra!" está na programação: experiência teatral em que se insere um toque de magia na correria do dia a dia das grandes metrópoles
Mas aos companheiros de profissão sim. É por isso que o Festival Nordeste de Mágicos chega à sua décima edição, entre os dias 23 e 25 de agosto, com programação aberta no Dragão do Mar. Promovido pelo Núcleo de Amigos Mágicos do Ceará (Nuamac), o evento reúne cerca de 100 profissionais de diversas partes do país e também do globo para uma série de apresentações, competições, oficinas e até uma feira de artigos mágicos.

Segundo o presidente do Nuamac, Marcos Queiroz, o festival é como um "congresso de mágicos". "O nosso objetivo é promover a arte mágica dentro de vários processos", afirma, explicando que a programação abrange o treinamento de aprendizes, o aperfeiçoamento de experientes e também a troca de conhecimentos.

De acordo com o diretor de marketing da associação, Fernando Dantas, os participantes do evento são bastante diversificados quanto ao segmento de atuação. Alguns são mágicos mentalistas, que realizam seus espetáculos a partir da adivinhação; outros se destacam na cartomagia, os truques feitos com cartas de baralho; há também os que preferem as grandes ilusões de palco e também os que se especializaram na mágica para crianças.

O intercâmbio de truques e ilusões é possível quando se vê a lista de atrações. Um dos destaques é o mágico americano Jeff McBride, premiado com o Grand Prix Internacional de Magia por três vezes. Outros convidados internacionais são o chileno Zyro e os argentinos El Gran Bronzinni e Roberto Luas. "Os mágicos de fora vem para cá e também ensinam a gente", acrescenta Fernando Dantas, diretor de marketing do Nuamac.

Mágicos brasileiros também se apresentam, como o campeão Internacional de Mágica em Las Vegas Henry Vargas, o ilusionista Karllos della Re, campeão no Encontro Mundial dos Mágicos de 2009 e Gustavo Vierini, premiado duas vezes no Festival Latinoamericano de Sociedades Mágicas de 2013, realizado no Chile.

Apresentação
O festival também conta com o espetáculo "AbraCASAbra!", uma experiência teatral em que se insere um toque de magia na correria do dia a dia de quem vive nas grandes metrópoles. A ideia do show é, através da interatividade, tornar o público também participante da mágica, em uma mistura de ilusionismo, humor e atividades cotidianas.

O mágico Rapha Santacruz, que atua na área há mais de dez anos, aproveita situações banais e ordinárias como encher um aquário, regar as flores ou fazer faxina na casa para, nas palavras dele, "deixar a magia acontecer".

Mais informações:
X Festival de Mágicos do Nordeste
Dias 23, 24 e 25 de agosto de 2013, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 40,00 / 20,00
Hoje, às 16h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 40,00 / 20,00
Espetáculo AbraCasabra - Amanhã, às 16h, no Teatro Dragão do Mar.
Acesso gratuito

fonte:
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1309361

Nenhum comentário:

Postar um comentário