domingo, 10 de julho de 2011

Muito além da mágica

Releitura de ‘O Astro’ volta à cena 34 anos depois da primeira versão da novela, que parou o País com a pergunta: ‘Quem matou Salomão Hayalla?’

POR PRISCILLA COSTA
Rio - A magia se repete. Há exatos 34 anos, Francisco Cuoco vestia pela primeira vez o turbante de Herculano Quintanilha, em ‘O Astro’, obra de Janete Clair, que estreou em 1977. Mais de três décadas depois, Rodrigo Lombardi assume o posto do charmoso ilusionista charlatão para atrair a audiência na releitura da novela, que vai ao ar de terça a sexta-feira, a partir do dia 12, às 23h.

“Tenho certeza de que ‘O Astro’ está em boas mãos. O Rodrigo tem talento e carisma de sobra para reviver essa história, ele tem meu total respeito e admiração”, elogia Francisco Cuoco, que sentiu na pele o sucesso da novela. “As pessoas ficavam magnetizadas pelo turbante”, relembra ele, que ganhou um papel especial no remake de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro. Cuoco será Ferragus, o mentor de Herculano (Rodrigo) que lhe ensina todos os truques.
Lombardi na versão atual e Cuoco no clássico de Janete Clair | Fotos: Divulgação
Na primeira versão do folhetim, o País parou para acompanhar a trama e se perguntar: ‘Quem matou Salomão Hayalla?’, interpretado pelo saudoso Dionísio Azevedo. A resposta do assassinato foi dada no último capítulo da trama, deixando o Brasil inteiro na expectativa. No fim da novela, Carlos Drummond de Andrade escreveu na coluna que tinha no ‘Jornal do Brasil’: ‘Agora que ‘O Astro’ acabou vamos cuidar da vida, que o Brasil está lá fora esperando’. 

“Era adolescente, mas acompanhei os passos de cada personagem. Ficava intrigado com o Herculano. Ninguém sabia se ele era bom ou mau”, entrega Mauro Mendonça Filho, um dos diretores do remake, que explora o amor como um dos pilares do folhetim. “O mundo anda feio, sem graça, o amor pode trazer mais alegria e emoção”, considera o autor Alcides Nogueira, que dá carga na tinta ao escrever sobre o tema, inclusive com cenas de sexo. Carolina Ferraz e Rodrigo Lombardi protagonizam tórridas cenas de cama. “Estamos num horário que é perfeitamente permitido. Não vamos fazer para ganhar Ibope, mas porque faz parte do contexto ”, defende Rodrigo.

Quem é quem

ADOLFO MELLO ASSUNÇÃO (Reginaldo Faria). Pai de Amanda e Jôse (Fernanda Rodrigues), é um jogador irrecuperável. Levou à falência a construtora que recebeu de seu sogro . 

AMIN (Tato Gabus Mendes). Irmão de Salomão e confidente de Samir. Ignora sua mulher e filho e tem um caso com Sílvia.

MAGDA (Rosamaria Murtinho). Tia de Clô, é solteira e sabe de tudo que acontece na casa dos Hayalla.

JAMILE (Carolina Kasting). Casada com Amin, é uma mulher triste que obedece o marido cegamente sem desconfiar que ele a trai.

NATALINO (Antônio Calloni). É dono da casa noturna Kosmos, onde Herculano Quintanilha se apresenta. É apaixonado por Lili e sempre pede a moça em casamento.

YOUSSEF (José Rubens Chachá). Irmão de Salomão, prefere estar sempre de bem com todo mundo. Controla as exportações e importações do Grupo Hayalla.

MÁRCIO HAYALLA (Thiago Fragoso). Único filho de Salomão e Clô, é apaixonado por música e quer levar uma vida simples, para desespero de seu pai. Se apaixona por Lili e vive triângulo amoroso com Salomão. 

FELIPE (Henri Castelli). Tem um caso com Clô e foi muito amigo de Márcio até a adolescência, quando se juntou a um grupo de jovens delinquentes da classe alta.

MIRIAM (Mila Moreira). É amiga de Clô e vai se casar com Adolfo. Conheceu o noivo em seu cassino clandestino e arranca o que quer dele. Ela e Amanda não se dão bem.

HENRI (João Baldasserini). Cabeleireiro particular de Clô, é muito ambicioso e tem uma cumplicidade sem igual com Felipe.

JÔSE (Fernanda Rodrigues). A fotógrafa é irmã mais nova de Amanda. Apaixonada por Márcio Hayalla desde criança, ela é o oposto da irmã.

BEATRIZ (Guilhermina Guinle). Consultora jurídica do Grupo Hayalla, é a melhor amiga e confidente de Amanda. Faz o que bem entende e tem um caso com Samir.

VALÉRIA (Ellen Roche). É assistente de Herculano Quintanilha em seus shows de ilusionismo na casa noturna Kosmos.

NÁDIA (Vera Zimmermann). Mulher de Youssef. Manipula o marido para exigir mais de Salomão.

LOURDINHA (Lara Rodrigues). Empregada da casa dos Hayalla, vive suspirando por Felipe.

SÍLVIA (Bel Kutner). Secretária de Clô, passa muitas informações da patroa para Amin, seu amante.


OS CAPÍTULOS:

TERÇA
Um funcionário do Patrimônio Histórico revela a Frei Laurindo que o laudo apresentado por Herculano é falso. Neco foge com o dinheiro que ele e Herculano arrecadaram com a campanha. Herculano é transferido para a penitenciária e se torna amigo de Ferragus, que passa a lhe ensinar ilusionismo. Ferragus entrega uma ametista para Herculano. Amanda vai com Beatriz à Kosmos e fica impressionada com a adivinhação de Herculano sobre sua vida. Diante da negativa do pai em lhe dar dinheiro, Felipe resolve seduzir Clô. Márcio fica sem roupa na festa de Salomão.

QUARTA
Salomão e Márcio discutem sob o olhar dos convidados. Amanda não acredita em Herculano quando ele diz que há um inimigo poderoso tentando interferir nos negócios de sua construtora. Herculano guarda o celular que Amanda esqueceu na mesa do restaurante. Cleiton sugere a Lili que se aproxime de Natal para se proteger de Neco. Ferragus aparece para Herculano e diz que Amanda é um sonho que pode se tornar real. Magda consola Clô, que sofre diante do estado de Márcio. Beatriz e Samir passam a noite juntos. Salomão manda internar o filho.

QUINTA
Clô acusa Salomão de destruir a vida de Márcio. Samir conta a Youssef e Amin sobre sua intenção em expandir o negócio do Grupo Hayalla para o setor imobiliário. Amanda lembra a previsão de Herculano. Felipe surpreende Clô na saída da clínica e a beija. Magda observa Clô com Felipe. Lili conta para Laura e Consolação que Natal está apaixonado por ela. Felipe diz a Henrique que conseguirá tudo de Clô. Herculano e Amanda se encontram e sentem atração um pelo outro. Herculano se depara com Neco na plateia da Kosmos, e, no reencontro, acusa Neco de traidor e humilha o ex-comparsa.

SEXTA
Clô rejeita Salomão. Herculano ameaça contar tudo o que sabe sobre Neco. Amanda disfarça o ciúme que sente de Herculano para a amiga Beatriz. Doralice não permite que Herculano fale com Alan. Natal pede para Lili fingir que dormiu com ele. Beatriz comenta com Silvia que se Amanda não fechar a parceria com os chineses perderá a construtora. Neco pede a Ubiraci que vigie Herculano. Salomão pergunta a Clô o que ela fez com a quantia sacada do banco. Amanda leva Herculano para casa.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário