quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Mágicos levam truques, humor e solidariedade para o Centro de Convenções



É difícil encontrar alguém que não goste de mágica. Considerada a segunda profissão mais antiga do mundo, desde 2.600 A.C os truques divertem e ao mesmo tempo dão um “nó em nossas cabeças” por desafiarem a lógica e a leis da física. Em Pernambuco, infelizmente, os mágicos ainda não têm o espaço que merecem e por isso as apresentações são poucas e, geralmente, acontecem em festas particulares.


9ef49e14e7a654efac119f4391b5f24a.jpg
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Mariana DantasDo NE10


Porém, dois jovens e talentosos mágicos lutam há dois anos para ampliar o acesso da população à magica e, ao mesmo tempo, ajudar ao próximo. Neste domingo (5), Crispim e Montanha promovem mais um show beneficente do Magicando Solidário (nome do projeto criado por eles). Para conferir a apresentação, que será realizada no teatro do Centro de Convenções, em Olinda, basta trocar o ingresso por dois quilos de alimentos não perecíveis. Os produtos arrecadados serão doados para as famílias vítimas da seca. Segundo Governo de Estado, 117 cidades permanecem em situação de emergência.

Além de truques criativos e muito ilusionismo, o show da dupla arranca gargalhadas do público. “O humor é marca registrada do nosso trabalho. Gostamos de divertir as pessoas durante a apresentação e, principalmente, interagir com elas – o que na mágica é denominado de formato close-up”, explica o mágico Montanha, nome artístico do empresário Roberto Alves, de 30 anos.  Já Crispim é o sobrenome de nascimento do porteiro Ricardo Crispim, de 37 anos.

Confira no vídeo abaixo a apresentação especial da dupla para o NE10:
O COMEÇO - Ricardo e Roberto são apaixonados por mágica desde crianças. A admiração e a vontade de aprender os truques atravessaram a adolescência e, embora tenham seguido outras profissões, os dois escolheram a mágica como hobby. O porteiro e o empresário da área de finanças e contabilidade se conheceram em janeiro de 2010, durante o encontro anual dos mágicos de Pernambuco. Eram dois curiosos felizes por estar perto de profissionais.
“Quando conheci o Montanha percebi que ele era tão empolgado quanto eu e que gostava do mesmo estilo de mágica. Com o tempo, resolvemos estudar mais e começar a fazer mágica juntos”, explica Crispim. O convite para a primeira apresentação beneficente não demorou a chegar. A estreia aconteceu na ala infantil do Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) para crianças com cardiopatias congênitas.
Dois dias após a apresentação, o médico da unidade resolveu telefonar para a dupla para informar que 80% das crianças que assistiram ao show apresentaram um aumento de imunidade. “A felicidade que senti ao receber aquela ligação é inexplicável. Quando divertimos as pessoas com mágica, recebemos muito mais em troca. É tão bom que virou um vício”, brinca Montanha.
OS FRUTOS - Em dois anos e atuação do projeto Magicando Solidário, Crispim e Montanha já realizaram mais de 200 apresentações em hospitais, presídios, abrigos, escolas, comunidades carentes, entre outros. “O carinho das pessoas é muito grande. Uma vez fizemos um show para mais de duas mil crianças da comunidade do Tururu, no Janga, e todas queriam nos abraçar”, conta Crispim.
A compra dos equipamentos e materiais necessários para as apresentações é bancada pela própria dupla e por parceiros do projeto. “Investimos bastante para oferecer um show de qualidade, com direito inclusive a trilha sonora. Neste domingo será a primeira vez que vamos nos apresentar em um teatro de grande porte. Sem a colaboração dos nossos parceiros seria impossível”, disse Montanha. Pela dedicação demonstrada pela dupla, esses são apenas os primeiros frutos colhidos por um empresário e um porteiro unidos pelo amor à mágica e a vontade de ajudar ao próximo.
INGRESSOS - A troca dos 2 quilos de alimentos pelo ingresso pode ser feita na Ótica Mirante, no Shopping Olinda, na Av. Getúlio Vargas; na Academia Treinner, em Jardim Atlântico, na Clínica Central, na Estrada de Belém, Campo Grande; e na Oficina da Roupa, na Av. Conselheiro Aguiar – Boa Viagem. Mais informações na página da dupla no Facebook:www.facebook.com/MagicandoSolidario.

Nenhum comentário:

Postar um comentário