terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mágico, profissão que exige paciência e prática

Mágico, profissão que exige paciência e prática

Em um ano, pelo menos 20 pessoas procuraram um profissional em Rio Preto para aprender truques básicos Redação
jornalismo@bomdiariopreto.com.br
Mesmo com a inovação tecnológica, as pessoas continuam a se surpreender com as apresentações dos mágicos. A curiosidade em saber como o coelho sai da cartola, fazer alguém levitar ou até mesmo descobrir a carta que você escolheu no baralho, intrigam plateias do mundo inteiro há milhares de anos.  

Mas para quem pensa que os truques mágicos são fáceis, está enganado. Usar o ilusionismo  requer muitas horas de prática e estudo.
Em Rio Preto, ao menos 20 pessoas apreenderam a fazer o básico na área, segundo o mágico e professor, Luciano Daguano, que abriu a escola Abracadabra no bairro Boa Vista, zona oeste de Rio Preto, no ano passado. “Entre os interessados em aprender estão desde curiosos até os que querem se profissionalizar”, diz ele.
Na visão de Daguano, os futuros mágicos não podem pensar apenas em criar truques, o que exige disciplina. Segundo ele, muitas pessoas querem aprender de imediato, mas  não é bem assim. “A pessoa precisa saber fazer o truque virar mágica, o que é necessário até ter um pouco de psicologia”, afirma.
Em média, são três meses de estudos. O tempo varia conforme o conhecimento do aluno  para aprender a realizar as mágicas, o que inclui trabalho teóricos e até improviso. “A parte teórica é importante, mas rápida. Em seguida, na parte prática, o aluno precisa ver Cartomagia, que é mágica com baralhos; Mentalismo, que simula fenômenos paranormais, como por exemplo, levitação; Prestidigitação (habilidades com as mãos) e improviso”, ressalta o mágico.

Data de comemoração
Há registros de que as primeiras apresentações de mágica foram realizada há 2 mil anos a.C. Mas os  mágicos ganharam seu dia de comemoração em 1888. No dia 31 de janeiro daquele ano morreu  são João Bosco, considerado o padroeiro dos mágicos.
Bosco fazia mágica, malabarismo e acrobacias para ajudar nas finanças da família, segundo a lenda. Muito religioso, Bosco convidava seus espectadores a rezar um terço terminada as apresentações. Em 1934, ele foi canonizado pelo papar Pio 11.
Mágica e magia
Pessoas chegam a confundir mágica com magia, porém, existe diferença entre as duas especialidades. As magias são de origem espiritual, apresentadas em cerimônias religiosas. As mágicas são divididas em grupos. Elas podem ser feitas com cartas de baralho, lenços, dados, objetos escondidos, pessoas, moedas, animais, entre outros objetos.
Qual mágica você gostaria de fazer?
Sérgio Clementino, promotor de Justiça: "Acabaria com a corrupção no Brasil"
Luis Dillah, músico: "Eu faria uma mágica para acabar com a miséria"
André Oliveira, técnico do Rio Preto: "Eu colocaria, de imediato, o Rio Preto na A-1"
Maurício Bellodi, presidente da Acirp: "Melhoraria a qualidade da educação no Brasil"
Ayrton Sarchis, advogado: "Sumiria com o prefeito e a Câmara inteira"

fonte:
jornalismo@bomdiariopreto.com.br

http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/11701/Magico,+profissao+que+exige+paciencia+e+pratica

Nenhum comentário:

Postar um comentário