sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

São João Bosco, padroeiro dos mágicos

O mágico Sidney Pires, membro do Núcleo de Amigos Mágicos do Ceará (Nuamac) é uma das atrações da programação. Ele se apresenta hoje, amanhã e dia 30
Shopping Benfica promove shows em homenagem ao Dia do Mágico, comemorado nesta terça-feira, dia 31


Clique para Ampliar

No próximo dia 31 de janeiro se comemora uma efeméride própria de um nicho não muito comum: os mágicos. A data foi escolhida em homenagem a São João Bosco, padroeiro dos mágicos, falecido em 31 de janeiro de 1888. Conta-se que, quando menino, ele ajudava a família trabalhando como acrobata, malabarista e ilusionista.

Para homenagear a data, o Shopping Benfica, em parceria com o quiosque de produtos de mágica "Magic Up", programou uma série de apresentações de mágicos cearenses. Os shows começam hoje e seguem até terça-feira, dia da efeméride, com apresentações entre as mesas da praça de alimentação do shopping e o palco central.

Entre os muitos gêneros de mágica - desde as clássicas (utilizadas nos circos) até os grandes números de ilusão, que demandam o auxílio de equipamentos - , os que se apresentam no Benfica deverão fazer uso principalmente do "Close-Up", categoria que envolve pequenos números - com baralhos, ligas, moedas - realizados bem próximo ao espectador, geralmente convidando-o para fazer parte deles. O "Close-up" se popularizou bastante no final dos anos de 1990 com o americano David Blaine, que levou números com cartas, moedas e outros objetos para os programas de televisão, números que impressionavam por não requerer nenhum tipo de preparação, além das rápidas mãos do mágico.

Os artistas cearenses confirmados são Sethi, Pedro Martins, Andrew, Sidney Pires, além da atração internacional Bruno Iriart, da França.

Vocação

Para os que acham a mágica uma prática fadada ao fim do século XIX e início do século XX, atualmente algumas pessoas ainda se dedicam a manter a arte viva. No Estado, existem pelo menos 40 mágicos amadores em atividade, associados ao Nuamac (Núcleo de Amigos Mágicos do Ceará), além dos muitos artistas não associados espalhados pelo Ceará.

Segundo o mágico Sidney Pires, primeiro secretário do Núcleo, a profissionalização ainda é, no entanto, um desafio. "Entre os 40, apenas cinco aproximadamente vivem da mágica. Os outros são amadores, médicos, estudantes, advogados, que tem paixão pela arte e se apresentam esporadicamente", explica.

Entre eles, contudo, nenhuma mulher. Pelo visto, elas não fazem muito sucesso nesse nicho. "Não que os homens sejam contra. Mas é raro mesmo. Que eu saiba, a única mulher famosa na mágica é a Diny, esposa do Mário Kamia", completa.

O mágico Mário Kamia, um dos mais famosos do Brasil, com mais de 20 anos no ramo do entretenimento, foi, ao lado da esposa e de sua equipe, o responsável por orientar o ator Rodrigo Lombardi durante as gravações da novela global "O Astro", elogiada pela crítica quanto ao realismo das cenas em que o personagem Herculano Quintanilha e sua assistente Valéria realizavam truques de ilusionismo.

Equipamentos

Boa parte dos amadores se inicia na mágica através da compra de kits em estandes especializados, como os que existem no Shopping Benfica e no Iguatemi. Ambos, no entanto, são comprados sobretudo por turistas e crianças. "São poucos os iniciantes que continuam treinando e realmente adquirindo mais materiais. Agora, os poucos que persistem, logo se tornam muito bons. Os mágicos cearenses, de um modo geral, são muito talentosos", avalia Sidney.

E para ser mágico, é preciso, sim, investir. Praticamente todos eles fazem coleções de baralhos, dos clássicos aos mais extravagantes. Quando o artista evolui do "close-up" para truques de grande porte, aí é que se deve preparar o bolso. "Uma mágica tradicional: o mágico amarra a assistente e a coloca em uma espécie de maleta. Sobe em cima da mala, lança um pano sobre eles e, na terceira vez em que a cortina é lançada, ele e a assistente trocam de lugar. Isso é básico para um mágico de grandes truques. Só essa maleta custa, em média, mil reais. Imagine, então, quando não se gasta", revela Sidney.

Para isso, recorre-se à internet em busca dos melhores preços e da qualidade dos equipamentos. Em São Paulo existe, inclusive, a chamada "Feira Mágica", onde os aficionados por mágica trocam contatos e vendem equipamentos.

Em dezembro do ano passado, o mundo da mágica perdeu um dos maiores fabricantes de truques. O gaúcho Nery José Palma, mais conhecido como "Joe Márbel, o Mágico" que fundou em um 31 de janeiro, no ano de 1985, a "Multimágicas", uma loja inicialmente modesta. Atualmente, sua indústria fabrica mais de 500 diferentes números, vendendo no Brasil e no exterior.

No Shopping Benfica, a partir de hoje, o público poderá desfrutar de alguns desses equipamentos. Baralhos de estimação, lenços, moedas e carteiras em chamas. Mas fique atento, porque a regra é: as mãos de um mágico têm a obrigação de ser mais rápidas do que os olhos do espectador.

FIQUE POR DENTRO
O maior mágico que já existiu
Harry Houdini, nome artístico de Ehrich Weiss, nascido em Budapeste, em 1874, foi um dos mais famosos escapistas e ilusionistas da História. Aos quatro anos, sua família emigrou para os Estados Unidos. Os poucos níqueis da família o obrigaram a trabalhar desde cedo. Foi perfurador de poços, fotógrafo, trapezista e ferreiro, ofício no qual aprendeu os truques mais famosos de seus shows. Houdini tinha habilidades impressionantes, como ficar vários minutos embaixo d´água sem respirar. E foi demonstrando uma delas - a "incrível resistência torácica" - que faleceu. Em Montreal, no Canadá, enquanto ele ainda exibia o "super" tórax, um dos estudantes, boxeador amador, invadiu os bastidores e sem dar tempo para que Houdini preparasse os músculos, golpeou-lhe o abdômen. Os golpes romperam-lhe o apêndice, e uma semana depois ele morreu, em Detroit, no ano de1926.

Mais informações:
Homenagem ao Dia do Mágico. Shows nos dias 27, 28 e 29/01, às 19h e dias 30 e 31/01, às 20h. No Shopping Benfica. Contato: (85)3031.8654

Nenhum comentário:

Postar um comentário