segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mágico é o 1º brasileiro a executar um dos grandes números de David Copperfield


Mário Kamia é o primeiro brasileiro a sair de uma camisa de força a 30 metros de altura com as cordas em chamas.


Mágica? Ilusionismo? Ou apenas treinamento, muito treinamento? Em Mogi Mirim, no interior de São Paulo, um espetáculo vai deixar todo mundo na maior expectativa.

Mário Kamia já mostrou ser um mestre da mágica. Levou os truques para o mundo digital. Foi professor do ator Rodrigo Lombardi na novela “O Astro”. Agora ele está vestindo uma camisa de força, de cabeça para baixo, a 30 metros do chão e tem quatros minutos antes que as chamas cortem as cordas e o lancem em uma queda mortal.

Mário Kamia quer ser o primeiro brasileiro a executar um dos grandes números do ilusionista americano David Copperfield. Será que ele consegue? Para tudo dar certo, Kamia vira praticamente um homem-morcego. Fica de ponta-cabeça três horas por dia, duas vezes por semana, há um ano. “Faço isso para deixar o corpo acostumado, porque o sangue desce todo para a cabeça e a gente fica um pouco desorientado”, conta o ilusionista.

Em seu estúdio, na Zona Norte de São Paulo, ele mostra a camisa de força que vai usar no espetáculo. “Ela foi feita para a pessoa não escapar”, disse.

Kamia diz que não há truques de mágica nesse número. É um show de escapismo, uma técnica para se livrar de cadeados, correntes e camisas de força popularizada pelo ilusionista Harry Houdini no começo do século passado. “É só habilidade. Isso é movimentação do corpo, é tentar puxar o braço para o lado”, ensina Mario Kamia.

O número da camisa de força é um dos mais perigosos do escapismo. Requer alto nível técnico e sangue frio.

Passa pela cabeça do mágico o fato de ele, de repente, falar: ‘Gente, não deu. Vamos parar tudo aqui’? “Eu penso, mas eu evito pensar. Eu sinto medo e eu sempre tenho de conter esse medo. Eu me preparo para minimizar esse medo”, afirma o mágico.

No dia do show, o primeiro a chegar é o guindaste. A equipe de apoio monta toda a estrutura. Kamia treina o número pela última vez.

Faltando menos de meia hora para o show, Mario já está no local testando os equipamentos com toda a equipe dele. Em um determinado momento, o guindaste diante do mágico, como é que ele se sente? “Agora a adrenalina está a mil. O coração está disparado”, confessa.

Na hora do show, Mário Kamia já está preso ao guindaste. Um dos assistentes coloca fogo nas cordas. A partir de agora, o ilusionista tem quatro minutos para se desvencilhar da camisa de força.

O guindaste chega aos 30 metros de altura e Mário começa a lutar para soltar os braços. Ele já está com uma das mãos livre e abre a primeira fivela. A camisa de força parece estar presa na cabeça. Ele finalmente liberta os braços, mas tem pouco tempo agora para soltar os pés.

As cordas podem arrebentar a qualquer momento. Ele quase cai. Mário Kamia já está na corda de segurança. Ele conseguiu! É o primeiro brasileiro a sair de uma camisa de força a 30 metros de altura com as cordas em chamas.

“Muita dificuldade. Para me soltar, eu me enrosquei lá em cima. A camisa de força se enroscou. Quase que eu me enforquei lá em cima, mas no final deu tudo certo”, conta.

Parabéns, Mário Kamia! Você é fantástico! 

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário