terça-feira, 3 de abril de 2012

Português Hélder Guimarães vence prémio da Academia de Artes Mágicas de Hollywood

O mágico português Hélder Guimarães, de 29 anos, ganhou o prémio `Parlour Magician of the Year`, um dos maiores galardões na área do ilusionismo dado pela Academia de Artes Mágicas de Hollywood (EUA), disse hoje à Lusa o próprio.

"Fui, provavelmente, a pessoa mais surpreendida da sala, quando ouvi que era o vencedor. Fiquei petrificado", disse Hélder Guimarães, em entrevista telefónica à Agência Lusa, explicando que entre os sete nomeados havia cinco norte-americanos, um inglês e um português (ele próprio).


Para o jovem mágico portuense, o prémio significa antes de mais "um grande reconhecimento" e "prestígio", já que, monetariamente, o prémio é simbólico e não enriquece ninguém (mil dólares).


"Fui distinguido com um trabalho que apresentei na sala Parlour of Prestidigitation do Magic Castle para mais de 100 pessoas e durante 20 minutos e em que toda a gente consegue ver as magias", explica o primeiro e único português até ao momento a conquistar este prémio.


"A sala de atuação para a qual fui nomeado chama-se Parlour of Prestidigitation, que, no fundo, é um tamanho intermédio entre as grandes ilusões que se veem nos grandes palcos e a magia que se faz a um grupo de 20 pessoas. É um espetáculo para 100 a 200 pessoas", acrescentou.


Hélder Guimarães classifica a noite dos `óscares` da magia como uma "mágica e surreal". Esteve rodeado de amigos, namorada e de pessoas que admira, como Jason Alexander (o George da série cómica `Seinfeld`)", ator e mágico que já ganhou o prémio `Parlour Magician of the Year` no passado.


"O Jason Alexander fez a meio da cerimónia dos prémios uma recapitulação dos trabalhos dos nomeados e fez uma piada sobre mim", conta o jovem mágico, admitindo que é admirador do ator.


O portuense Hélder Guimarães conta que ter ganho este prémio significa "mais contactos, mais projetos e mais visibilidade entre a comunidade artística internacional".


O mágico, que terminou em 2006 o curso de teatro na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, trabalha atualmente nos EUA, designadamente para empresas como a Google, Apple ou "The Tonight Show", um dos programas americanos mais conhecidos e que passa no canal televisivo NBC.


A Academia de Artes Mágicas de Hollywood é um organismo sem fins lucrativos e dedicada à devoção e promoção da arte da magia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário