quinta-feira, 17 de abril de 2014

Portugal acolhe Seminário Internacional de Krav maga

A cidade do Porto acolhe nos próximos dias 26 e 27 um evento Internacional de Krav Maga, que este ano contará com a participação especial, e pela primeira vez em Portugal, daquele que é considerado um dos expoentes máximos da modalidade e uma das referências mundiais na formação em antiterrorismo e segurança, o israelita Itay Gil.



O Krav Maga, um sistema de defesa pessoal que tem conquistado cada vez mais adeptos no nosso país, tem crescido muito em Portugal graças em grande parte ao trabalho do Mestre Vítor Martins, presidente da Israeli Combat & Tactics, associação promotora da modalidade, que ao longo da última década tem promovido e desenvolvido o verdadeiro Krav Maga oriundo de Israel no nosso país, cooperando com algumas das maiores referências da modalidade em Israel, como é o caso de Itay Gil. O resultado desse trabalho traduz-se no facto de serem cada vez mais os interessados em conhecer o Krav Maga, com um número de praticantes que não para de crescer.

O seminário englobará 12 horas de formação, divididas entre os dias 26 e 27, em que todos os participantes interessados em aprofundar ou adquirir conhecimentos em Krav Maga poderão fazê-lo com um dos maiores especialistas mundiais da modalidade.

No dia 26 o seminário é destinado ao público em geral, e vai decorrer no pavilhão da Escola Secundária Fontes Pereira de Melo (10 às 13 horas e das 15 às 18 horas), no Porto. No dia seguinte, o seminário será privado, aberto apenas a profissionais da área da segurança e/ou praticantes com conhecimento técnico na modalidade, e vai realizar-se na sede da ICT – Israeli Combat & Tactics, APD, na Rua Direita das Campinas 327, no Porto (das 10 às 13 horas e das 15 às 18 horas).

Itay Gil, “The Protector”

Itay Gil, também conhecido como «The Protector», é uma figura ímpar no Krav Maga, e uma das mais mediáticas na modalidade, com presenças em inúmeras revistas e canais televisivos a nível mundial. É atualmente presidente da «PROTECT», empresa Israelita referência na formação estratégica e táctica em antiterrorismo e segurança, responsável em Israel pela formação em segurança de inúmeros organismos públicos e privados. Itay é também actualmente director de estudos em antiterrorismo e segurança nacional no Magid Institute da Universidade Hebraica em Jerusalém e chefe do departamento de artes marciais e personal training da Universidade de Tel Aviv.

Como currículo pode-se ainda destacar:

- IDF - Special Forces (Yamam) from 1986 to 1997;
Combat & Weapons Tactics Officer (Captain) and close-quarter combat chief instructor

- Unit 217 (Sayeret Duvdevan) from 1997 to 2010;
IDF Senior combat instructor and strategic mission planner for this elite Israeli undercover counter-terror unit;

O conceito

Krav Maga significa «combate próximo» em hebraico e é considerado o sistema de defesa pessoal mais eficaz do mundo. O Krav Maga baseia-se na simplicidade, objectividade, rapidez e eficácia. É composto por duas áreas distintas, mas complementares: a defesa pessoal e o combate corpo a corpo, cuja abordagem tem por único objectivo dotar o praticante das soluções mais eficazes que lhe permitam evitar e ultrapassar os mais variados cenários de violência a que poderá estar sujeito no seu dia-a-dia. Por essa razão esta modalidade não possui quaisquer regras ou competição, e a sua objectividade prática é elevada, levando a que cada vez mais cidadãos, independentemente da sua idade ou sexo, recorram à sua aprendizagem.

Criado por Imi Lichtenfeld nos anos 30, foi inicialmente desenvolvido e utilizado como método de formação de combate para o exército israelita, sendo foi mais tarde adaptado para a sociedade civil em Israel e posteriormente por todo o mundo com enorme êxito e resultados, como provam o seu número crescente de praticantes e a sua utilização por inúmeros serviços de segurança e militares a nível mundial.


fonte:
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=472350

Um comentário:

  1. O que tem esta atividade bélica a ver com o Ilusionismo e Prestidigitação?
    Como Ilusionista e Ventríloquo português, como membro do maior Clube de Ilusionismo em Portugal, não acho graça nenhuma a este anúncio. A minha Arte convoca ao convívio, à Paz, à solidariedade, à diversão. Este seminário, pelo contrário, desperta a guerra, ao ataque, à destruição, etc. Porquê, então este anúncio na página do Museu da Mágica?

    ResponderExcluir