sexta-feira, 8 de junho de 2012

Teatro de Mamulengos traz bonecos para o São João de Caruaru

A partir deste ano, o mundo mágico dos bonecos também faz parte do São João de Caruaru, no Agreste pernambucano. Ele fica no Teatro de Mamulengos Mamu Sebá, que faz parte do Polo Cultural da Estação Ferroviária. Além dos espetáculos, o espaço abriga um cenário de bonecos que se movimentam e representam figuras populares da cultura nordestina. A perfeição dos personagens, feitos pelo artesão Mestre Zé Gomes, da Paraíba, encanta os visitantes.



 
Apresentações acontecem nas noites de sexta, sábado, domingo e segunda. Foto: Paulo Roberto Filho/Especial para Terra Apresentações acontecem nas noites de sexta, sábado, domingo e segunda
Foto: Paulo Roberto Filho/Especial para Terra

O projeto é uma iniciativa do ator caruaruense Sebastião Alves Cordeiro Filho, 55, mais conhecido como Seba. "Conversei com o Mestre Zé Gomes e pedi a ele para fazer bonecos de acordo com a minha história. O cangaceiro Ventania, por exemplo, foi feito a partir do meu rosto. É o meu boneco", explica.

Além de Sebastião Alves, outros atores e atrizes que participam da equipe dele tiveram bonecos feitos a partir de suas fotos. Entre os personagens estão Marieta, Bastião, Tenente Zeca Galo, Filomena, Benedito e Chiquinha. O cangaceiro Ventania e outros bonecos, como Lampião e Maria Bonita, se movimentam a partir de uma engenhoca ligada por cordas e que funciona à base de energia.

A novidade agradou a pais e filhos. "Estou encantada, como uma criança. Os bonecos são uma perfeição. Nos outros anos não tinha isso", disse Rose Mendonça, 44, que moram em Maceió, Alagoas, e sempre participa do São João de Caruaru.

As apresentações do teatro de mamulengos no Polo da Estação Ferroviária acontecem nas noites das sextas, sábados e domingos.

fonte:
http://diversao.terra.com.br/festas-juninas/noticias/0,,OI5822565-EI20333,00-Teatro+de+Mamulengos+traz+bonecos+para+o+Sao+Joao+de+Caruaru.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário