terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Apaixonado por livros de mágica e ilusionismo, são esses gêneros que o levaram a ser um escritor?

Entrevistando o autor Hermes M. Lourenço - Faces de um Anjo

Faces de Um Anjo
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/202195
Autor: Hermes M. Lourenço
Gênero: Romance,Ficção
ISBN: 9788564469594
Nº de páginas: 256




Sinopse - Faces de Um Anjo - Hermes M. Lourenço

Leticia Lorn, uma renomada física é chamada por um genial professor do Instituto de Tecnologia para encontrar respostas em uma pesquisa secreta: A possibilidade de viajar no tempo, através de uma esfera de origem obscura, encontrada em Luxor - Vale dos Reis. Enquanto envolve-se com a pesquisa, misteriosamente surge Samael, um psicopata que inicia uma verdadeira caça as bruxas, cometendo assassinatos brutais com traços da Santa Inquisição de forma a incriminar a brilhante pesquisadora e roubar a esfera, podendo assim interferir no espaço-tempo e até mesmo na história da humanidade. De forma equilibrada o autor nos leva a um mundo mesclado de magia e suspense, desafiando o leitor ao exercício das deduções, fazendo-o mergulhar em uma nova realidade. Uma leitura capaz de envolvê-lo do início ao fim, que o conduzirá a um final surpreendente e instigante. A chave é acreditar.




Entrevista com o autor



















Olá Hermes!

Antes de iniciarmos, agradeço sua atenção e tempo para essa entrevista.

1 – No seu perfil você diz que doou parte do coração bem como sacrificou o próprio tempo pelo amor a arte médica e a magia da escrita. Poderia nos contar como é conciliar essas duas paixões?
É bem complicado. Amo a medicina e escrever, apesar de trabalhar 64 horas semanais - isso sem contar alguns finais de semanas que ainda tenho algumas aulas para ministrar dentro da área médica. Mas como tenho colocado em algumas dedicatórias em meu novo livro: “Nós somos os verdadeiros senhores de nosso tempo e destino”; acabei me adaptando. Durmo pouco – em média 5 horas por dia, acho que esse é o grande determinante, além é claro da doutrina de escrever diariamente e ler muito.

2 – Também diz ser um apaixonado por livros de mágica e ilusionismo, são esses gêneros que o levaram a ser um escritor?
Quando comecei a estudar ilusionismo, ficava perplexo ao ver o olhar da platéia diante de alguns simples truques de mágica. É indescritível o olhar de surpresa de uma criança ao ver uma moeda desaparecer e reaparecer atrás da orelha... rs.
Penso que um bom livro é algo mágico e é essa magia de ler que quero estimular em meus leitores. O plot - drama – tem que ser muito bem desenvolvido e fazer com que a cada página o leitor se envolva cada vez mais com a leitura.
Todo escritor tem que ser um “mestre das ilusões” e surpreender o leitor fazendo com que ele absorva o protagonista e juntos passem por uma montanha russa de emoções e curiosidades.
Sou um eterno admirador de Sir Arthur Conan Doyle – o autor de Sherlock Holmes -, que soube de forma brilhante elaborar linhas dramáticas que envolvia misticismo, magia e até ilusionismo em alguma das aventuras do maior detetive do mundo.
Mas confesso que carrego desde minha tenra infância o amor pela escrita. Já aos 11 anos de idade escrevia redações, poesias e alguns contos.

3 – Na literatura você tem algum escritor ou obra especial que o agrade?
Sou apaixonado por diversos autores que vão desde Machado de Assis à Dan Brown; Ruben Alves à Sir Arthur Conan Doyle, Jô Soares à Mary Shelley. Também carrego um carinho muito especial pelos autores do Selo Brasileiro.

4 – A experiência e a expectativa de um novo lançamento são iguais a sua primeira publicação?
Não considero iguais, e sim maiores do que os lançamentos anteriores.
Sou muito sistemático. Acredito que a cada livro concebido, resgata a experiência prévia de outro livro. É um novo aprendizado, isso é fato.
Quase enlouqueci o Léo Kades – Editor/ Publisher da Editora Dracaena, chegando a dar telefonemas para mudar uma vírgula do livro antes de fechar a publicação. Admiro muito o Léo e toda a equipe da Dracaena pelo envolvimento para produzir um excelente trabalho – desde a capa, diagramação, revisão e impressão.
Minha única e verdadeira expectativa na escrita é agradar o leitor. Oferecer a ele uma forma de esquecer os problemas do cotidiano e viajar na imaginação.

5 – Como você reage às críticas positivas e negativas ao seu trabalho? E como interage com seus leitores?
Já estou acostumado a lidar com o público e ouvir reclamações... rs
Considero toda a crítica bem-vinda, desde que fundamentada.
Escrever é sempre um eterno processo de aprendizado e procuro a cada dia me aperfeiçoar mais para oferecer livros cada vez melhores.
É realmente prazeroso quando abro meu e-mail e encontro mensagens de meus leitores. Recentemente me surpreendi com o carisma de um e-mail de Lisboa – Portugal, de uma escritora que leu Faces de um Anjo.

6 – Poderia falar um pouco sobre a criação de Faces de um Anjo onde mescla ciência e magia?
Em meus livros gosto de agregar a ciência, arte, magia e religião mescladas com a ficção.
Faces de um Anjo é um livro muito especial, pois para criá-lo tive que me envolver com áreas completamente alheias ao meu ramo de atuação. Tive que conhecer um pouco de física quântica, ler sobre a teoria da relatividade de Albert Einstein, rituais de bruxaria de WICCA, Santa Inquisição, Armas Químicas, Majestic 12, tipos de armas militares. Cheguei a pesquisar até sobre os suicídios ocorridos na ponte Rio - Niterói para dar veracidade a trama.
Letícia Lorn é uma personagem carismática, inocente com um sutil toque de doçura e fragilidade, porém extremamente inteligente e com características marcantes para abordar a ciência e a magia de forma genial.
Sempre quis criar um psicopata em um livro - alguns ônibus de Belo Horizonte trazem um backbus com a capa do livro Faces de um Anjo e a mensagem: Um psicopata que se julga um anjo...
Para criar Samael, tive que agregar conhecimentos da psiquiatria para construir o perfil psicológico. Este sim foi o personagem mais difícil, pois a mente doentia de um psicopata ainda é um enigma.

7 – Em suas futuras obras manterá a mesma linha, ou pretende se aventurar em outros gêneros?
Com certeza! Acredito que este estilo literário já faça parte de meu DNA. Já estou finalizando um novo livro, que também agregará diversos conceitos dentro da mesma linha temática, só que desta vez irei “iludir” vocês um pouquinho com um tema temido por muitos: A morte. rs
Entretanto quem me conhece sabe que adoro desafios. Já venho estudando outros estilos, mas nada me impede no futuro de abordar um gênero novo, mas sempre mantendo a essência que já se encontra em meus livros.

8 - Gostaria de deixar algum recado para os leitores?
Primeiramente gostaria de agradecer ao blog Apaixonada por livros pela entrevista, ao editor Léo Kades e aos meus leitores pelo carinho.
Apenas peço a todos que leiam. Leiam muito mesmo, pois a verdadeira chave para melhorar o nosso país é através da cultura e da valorização de seus escritores nacionais. Temos excelentes obras literárias de autores que são verdadeiros guerreiros escondido no cemitério da imensurável pilha de livros, de algumas livrarias.
Um forte abraço a todos!
Meu email: hmsfenix@gmail.com


Letícia renomada física guarda um segredo de família que é passado de geração em geração, revelado somente as mulheres.


Samael um psicopata que se considera um anjo vingador e parte para uma verdadeira temporada de caça às bruxas, eliminando literalmente qualquer pessoa que esteja no seu caminho para alcançar sua "missão"


A vida e a personalidade desses dois personagens (definidos muito bem pelo autor na questão 6) são apresentados aos poucos e, nos envolve do início ao fim em uma história de magia e suspense onde o passado, presente e futuro se misturam e podem ser alterados "a chave é acreditar". 


Assim como o Hermes não poderia deixar de falar do Léo, que vem mostrando o crescimento da editora em qualidade editorial e, nos presenteando com autores que valorizam a nossa literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário