quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Arte de encantar com a mágica

ILUSIONISMO – A mágica é um número em que prende a atenção e a curiosidade das pessoas, e devido a grande mobilização e integrantes o mágico ganhou o seu dia, 31 de janeiro.



A data de 31 de janeiro é reservada para comemorar o Dia do Mágico, o profissional tem de ser ágil em criar ilusões e truques, levando o encantamento da magia a crianças e adultos, onde demonstra um controle oculto. A escolha da data deve-se ao fato de que surgiu em homenagem a São João Bosco, o padroeiro dos mágicos que faleceu no dia 31 de janeiro de 1888.
Desde jovem João Bosco ajudava nas despesas da família trabalhando como mágico, malabarista e acrobata. Além disso, era muito religioso após suas apresentações, pregava o Evangelho, pois acreditava que as bênçãos financeiras que recebia vinham pela pregação. No ano de 1934, foi canonizado pelo Papa Pio XI na Itália.

Os mágicos que podemos citar como os mais famosos do mundo são Harry Houdini, David Copperfield, Mister M e David Blane.

Em Cravinhos, o psicólogo, professor e mágico, Eduardo Vessi, 38 anos, curiosamente se tornou mágico. Durante uma aula um fato o despertou e desvendou sua paixão pela arte.

“Foi interessante a maneira em que me interessei pela arte da mágica, pois estava dando aula e a sala estava barulhenta, um aluno [João Pedro], garoto sensacional que tive, se levantou e fez uma mágica, a sala fez silêncio total e a partir daquele dia descobri a mágica como um instrumento em sala de aula”, explica Vessi.

O aluno de Eduardo fazia um curso de mágicas e passou os dados a ele que rapidamente providenciou aulas para aprender a magia da mágica. Com o passar das aulas, o psicólogo se especializou cada vez mais, além das aulas, comprou livros, pesquisou na internet, participou de congressos de mágica internacional e nacional, chegando a promover um encontro de mágicos na cidade de Cravinhos.

“Não ensinava mágica, mas sempre fazia um número para acalmar os alunos, foi uma maneira que encontrei para prender a atenção de todos”, diz Eduardo Vessi.
O mágico atualmente não tem se dedicado tanto as mágicas, devido a sua rotina diária de trabalho, mas pretende conseguir equilibrar o trabalho com o hobby para poder se aperfeiçoar ainda mais.

Eduardo já animou festas de aniversários infantis por hobby, em uma de suas apresentações em um salão de festas na cidade de Campinas, seu sobrinho estava olhando de um ângulo que percebeu o truque e desvendou o mistério.
“Criança presta muita atenção, em uma festa que estava me apresentando, meu sobrinho percebeu o truque e gritou ‘eu vi!’, comecei a sorrir na hora, foi engraçado, as pessoas sempre querem descobrir a mágica e se esquecem de vivenciar o encanto dela”, sorri Eduardo.

Para o profissional, um grande mágico deve praticar bastante, participar de congressos e ficarem sempre atento as novidades. A verdadeira mágica é aquela que quem está assistindo não tem nem ideia da técnica usada. Para que as pessoas que se interessam pela mágica, Eduardo as aconselham para se dedicarem ao máximo a atividade.

Nos dias de hoje, é possível comprarmos produtos e artigos de mágicas para surpreender a amigos e colegas realizando alguns truques, mas apenas o mágico consegue deixar a magia da mágica.


Reportagem: Jamila Grecco
Fotos: Arquivo Pessoal

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário