segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Os Bonecos

Boneco de ventríloquo ou o próprio ventríloquo, aquele sujeito que falava de canto de boca dando voz a um boneco sentado em seu colo, o que hoje em dia o tornaria uma Boneca...Enfim, você se lembra?
Mas ventríloquo nos dias de hoje, parece ser coisa rara... E, é!
Veja por exemplo o fliperama, hoje em dia, quase não tem, mas em seu lugar encontramos a Lan House, internet+jogos em grupo, ou não!
As lan houses são uma evolução ou upgrade - para ser moderno e preciso - dos fliperamas que só tinham em cada máquina um jogo!
 
Com os bonecos de ventríloquo se deu quase a mesma coisa... O boneco de ventríloquo era a boca suja ou escada para o controlador fazer sua piada, mas o que houve com o boneco, morreu?
 
Sim e não! Explico.
 
 
Morreu, mas ressuscitou... Mas onde? Na figura do boneco de programas de TV. Há um tempo atrás, quase todo programa de TV tinha um, o Ratinho tinha dois, a Hebe se não me engano, a Ana Maria Braga tem o Loro José até hoje, até o Alborghetti teve em seu programa policial...
Eles - os bonecos - servem de escada para piadas, lembretes de apresentadores, e até de principal atração, mas não muito, porque pode-se roubar a luz do apresentador, o que normalmente gera demissões... 
Mas o que não posso deixar de lembrar aqui, é do primeiro boneco da TV brasileira, o Capivara do programa de Clips, Realce do Beto Rivera - Alô, Alô, Salve, Clip Trip, agora tem Guns and Roses -, da TV Gazeta, Capi, era mais que uma escada para Beto, era um membro do programa...
 
Eu acho que essa tradição deveria se estender... Imagine, por exemplo um boneco no Jornal Nacional, o William Bonner,após uma matéria que mostra o descaso de um prefeito para com seu povo, a imagem volta para o William que dá aquele seu olhar "mas que prefeito filho de uma puta" que eu acho perfeito, porém, nem todo mundo capta a intenção... Com o boneco ali em cena, William lançaria o mesmo olhar para a camera 2 e rapidamente cortaria para o boneco na 3 que em close diria: Rapáizzz, mai que vagabundu!!! ou algo assim...
 
O Jornal da Bond já tem um boneco de ventríloquo, que é o Joelmir, e é daqueles fabricados na década de 20, com as marcas do lado da boca e tudo...
 
Agora imagina um boneco no programa político do Maluf... O Pinocchio, seria perfeito!
O Maluf mandando um de seus famosos bordões "eu roubo, mas eu faço", "estupra mas não mata" e a cada frase o Pinócchio arrematando com "Esse é meu patrão!".
  
 
JEFF Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário