terça-feira, 17 de julho de 2012

Tonny Odahkann mistura mágica e contação de história em projeto social

Projeto social “A festa é um mágico” surgiu por meio da parceria do mágico araxaense com o grupo Zema.


Projeto social “A festa é um mágico” surgiu por meio da parceria do mágico araxaense com o grupo Zema.
A cidade de Araxá tem o seu mágico que se chama Tonny Odahkann. Ele começou nesta profissão há 47 anos como um simples hobby, mas no decorrer da sua carreira, o trabalho ficou sério. Entre as suas conquistas, o mágico já trabalhou na Escola de Belas Artes onde participou em algumas temporadas do grupo “Giramundo Teatro e Bonecos”, considerado a expressão máxima em teatro de bonecos do Brasil. Foi lá que Tony aprendeu a montar bonecos e, a partir daí, sua paixão pela mágica foi crescendo até se profissionalizar.
Há 12 anos, o araxaense, além de fazer mágicas, se tornou um grande responsável por passar arte e cultura para as crianças carentes por meio do projeto social “A festa é um mágico” em parceria com a Eletrozema. Esta ação foi aprovada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.
O projeto tem como objetivo principal levar arte e cultura para todas as crianças carentes dos municípios em que o grupo Zema abrange. De acordo com o mágico Tonny, o nome do projeto foi estabelecido exatamente em função da interação da mágica unida a bonecos, fantoches e contação de historia. “É um programa bastante diversificado, sempre procuramos levar técnicas diferentes para que as crianças tenham informação da melhor qualidade possível. Junto comigo nas apresentações”, disse o mágico.
O diferencial deste projeto estar na técnica usada com os bonecos, e no show de mágica, onde é usado sempre uma linguagem bem simples para interagir com a criança. “Eu fico muito feliz, pois eu tenho sempre um retorno das crianças que me procuram depois do show, eu tenho atingindo o meu objetivo que é levar a arte e a cultura”, ressaltou Tony.
O publico alvo do projeto são as crianças carentes que normalmente não tem acesso a esse tipo de arte, mas toda a comunidade pode comparecer aos shows, que são realizados em praças públicas, escolas e empresas.
Ainda segundo o mágico Tony, a arte tem uma grande importância na formação da criança. “A cultura em geral gera sempre uma repercussão positiva na vida das crianças, alem da mágica os bonecos são feitos com material reciclável e eu faço uma pequena palestra de como é feito os bonecos, e elas ficam maravilhadas. Minhas últimas apresentações foram ótimas, eu contei com públicos de cerca de 1500 pessoas em cada apresentação, a receptividade é ótima fazendo bem não com dinheiro, mas com amor”, finalizou.
Com o intuito de incrementar cada vez mais os seus espetáculos por todo o estado, o mágico Tonny Odahkann busca se atualizar na profissão participando de congressos. “Em setembro vai acontecer um congresso em Belo Horizonte e eu fui convidado para participar como membro e já estou me preparando para esse evento. Alem de já ter todo o cronograma do projeto social que atuou em todo o estado até o fim do ano”, concluiu.
Prêmios do mágico Tonny Odahkann
Três premiações de primeiro lugar em torneios da Associação de Minas; primeiro lugar nacional realizado em Salvador pela Associação de Mágicos da Bahia; convite especial no Festival Internacional de Mágicos – São Paulo; apresentações em diversos Festivais de Inverno de Ouro Preto e Diamantina, promoção da UFMG; curso de mágica no Festival de Inverno de Itabira – MG; participação nas seguintes comemorações promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte: Praça Sete Seis e Meia; Semana Ecológica do Parque das Mangabeiras; Homenagem a Murilo Rubião “Memória Viva” no Palácio das Artes; Semana Ecológica no Parque do Nado na Pampulha; Projeto meio dia e quinze cultural, no Centro Cultural da UFMG; Apresentação no Ouro Minas Grande Hotel e Termas de Araxá – MG; Projeto Cultural da Lei Rouanet para a firma Eletrozema.
Participações
Participação nas peças “El Retablo de Maese Pedro”  e “A Bela Adormecida”, com o grupo “Giramundo Teatro de Bonecos” da UFMG; Congresso de Teatro de Bonecos em Brasília e Rio de Janeiro; Participação na abertura da peça teatral “Bumba Meu Boi” dirigida por Pricila Freire, no Teatro Marilia em Belo Horizonte – MG; Interpretação do “Mágico Merlim” no show medieval de Eurico de Castro, no Castelo de San Lucca em Belo Horizonte – MG; Palestra a Grande Mágica sobre conservação auditiva para a Vale, MBR, Voltorantin, CRN, Para Pigmentos, Itaipu, etc.
Para conhecer mais do trabalho do mágico Tonny Odahkann, o seu site é www.odahkann.com com informações da agenda, vídeos de shows, sua biografia e fotografias.
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário