sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Hoje na História: 1907 - Houdini se livra de algemas dentro de tanque d'água

Harry Houdini, nome artístico de Erich Weiss, foi um dos mais famosos escapistas e ilusionistas da história da mágica. Em 26 de agosto de 1907 apresentou o seu mais famoso número, a Cela de Tortura Chinesa sob a água, no qual ficava suspenso de cabeça para baixo num tanque fechado de vidro e aço cheio de água até o topo.

O número exigia que Houdini prendesse sua respiração por mais de três minutos. Nesse escape, os pés de Houdini deveriam estar presos numa armação de madeira com furos e ele seria baixado de cabeça para baixo num tanque cheio de água. O tanque de mogno e metal tinha uma das paredes em vidro, de modo que a plateia pudesse vê-lo. A armação de madeira estaria presa no topo do tanque e uma cortina esconderia seu escape.

Wikicommons

Houdini executa o truque da "Cela da Tortura Chinesa"

Na primeira versão da Cela da Tortura, uma gaiola de metal seria baixada no tanque e Houdini estaria preso dentro dela. Embora tornasse o escape mais difícil, pois a gaiola o impedia de girar, as barras da gaiola lhe ofereciam proteção no caso do vidro se romper. A primeira performance foi no Circo Busch em Berlim.

Houdini nasceu em 1874 em Budapeste e suas mágicas intrigaram e impressionaram pessoas no mundo inteiro. Considera-se que não existiu ninguém que pudesse ser melhor do que Houdini.

Possuía truques que os melhores mágicos do mundo não conseguiram desvendar embora tenha deixado um livro registrando a maioria dos segredos. Numa apresentação em Montreal, acabou levando socos de um boxeador e teve seu abdome rompido, morrendo uma semana depois, em 31 de outubro de 1926, aos 52 anos. Sua fama era de alguém “sobrenatural” já que conseguia escapar em todos os seus números diante de grande platéia, não deixando dúvidas quanto a sua capacidade.

Houdini começou a carreira aos 17 anos fazendo shows de mágica em ‘music halls’, em feiras e no parque de diversões de Coney Island. Casou-se em 1894 com Beatrice Raymond, cantora e dançarina adolescente que tentava carreira no ‘show business’. Harry e Bess mantiveram-se como dedicados companheiros até o fim da vida. Creditou a ela seu sucesso e costumava escrever-lhe um bilhete amoroso todos os dias.

Em 1895, juntaram-se ao circo Irmãos Welsh durante seis meses. Harry fazia mágicas e Bess cantava e dançava. Juntos apresentavam um truque chamado ‘Metamorfose’ no qual trocavam de lugar num baú fechado. Não satisfeito com o pequeno efeito do número, continuou a trabalhar em novos truques. Tornou-se especialista em algemas. Chegando a qualquer cidade, desafiava a polícia de que seria capaz de escapar de qualquer algema. Seus escapes proporcionavam excelente publicidade para os shows. Houdini oferecia 100 dólares a quem providenciasse algemas das quais não pudesse escapar. Jamais teve de pagar. Tornou-se o grande nome do  ‘vaudeville’. Não satisfeito com este nível de fama, buscou a Europa.

Leia mais:
E se Houdini fosse levado a Guantánamo?
Hoje na História: 1900 - Morre o escritor português Eça de Queirós 
Hoje na História: 1900 - Morre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche 
Hoje na História: 1900 - Claude Monet expõe pela 1ª vez as ninféias 
Hoje na História - 1901: Presidente dos EUA é assassinado por anarquista

Em 1900, Harry e Bess foram para a Inglaterra sem contrato e com pouco dinheiro. Conseguiu uma data num teatro londrino, mas o sucesso explodiu quando foi bem-sucedido em safar-se das algemas da Scotland Yard que o prendiam em torno de um pilar, deixando os policiais boquiabertos. Suas apresentações passaram a lotar teatros por toda a Europa. A fim de aumentar ainda mais a publicidade, lançava-se nos rios algemado e acorrentado. Criava incrível suspense, permanecendo sob a água por muito tempo. Os observadores acreditavam que não pudesse sobreviver. De repente emergia, exibindo as correntes sobre a cabeça.

Volta aos Estados Unidos em 1905 como personalidade internacional. Entre as proezas levadas a cabo, Houdini exibiu-se na prisão que encarcerava o assassino do presidente James Garfield, retorcendo-se e saindo de uma camisa de força, suspenso de cabeça para baixo, livrando-se de uma caixa de madeira fechada com pregos e imersa na água.

Houdini era implacável em manter-se em excelente estado físico e mental. Para aumentar a capacidade de segurar a respiração, instalou uma banheira gigante em sua casa onde treinava regularmente. Determinado a permanecer no topo do campo do entretenimento, Houdini refinou técnicas de que já era mestre e desenvolveu continuamente novos e mais ousados escapes. 



fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário