domingo, 9 de outubro de 2011

Artistas de Volta Redonda encantam com circo itinerante

Uma simples kombi se transforma em camarim para apresentação de artistas que utilizam o espaço da rua como palco para o teatro com um objetivo: resgatar a magia da arte circense. Este é o projeto da Magnífica Trupe de Variedades, o circo itinerante que vem trazendo a alegria por onde passa. No currículo dos amigos que abraçaram esta empreitada está a participação em festivais e apresentação em várias cidades do Sul Fluminense e de Minas Gerais. A mais recente foi em são João Del Rei.






Volta Redonda

Segundo um dos integrantes do projeto o mágico Jésio Goulart da Rocha, o Roggyster, que também é Guarda Municipal, tudo começou quando ele decidiu ensinar a arte do ilusionismo em Volta Redonda.


-Quando era criança, passou um circo em Volta Redonda e esta arte me encantou. Comecei ainda pequeno a apresentar truques para entreter as pessoas. Mais tarde abri um curso de mágica. Um dos meus alunos, o Maksim Oliveira foi estudar artes cênicas no Rio de Janeiro. Então ele, me convidou para criarmos um grupo de teatro itinerante - contou.


Para Jésio a impressão que se fica é que por onde o minicirco passa o público de todas as idades fica admirado. Segundo ele, seria importante que o governo desse maior incentivo a cultura através da oferta de cursos e apresentações que valorizassem o lúdico e a criatividade das crianças.


- Atualmente a formação da criança e do adolescente está extremante ligada aos meios eletrônicos como a internet e a televisão. O ideal é que os pais incentivem o equilíbrio entre o uso destes meios e atividades que valorizem o desenvolvimento de outras habilidades. Em vários lugares percebemos a alegria da criança que pela primeira vez se depara com esta arte - disse.
Engana-se quem pensa que as apresentações são feitas apenas de improviso, além de figurinos, textos e ensaios, o primeiro desafio desses artistas é com relação à falta de patrocínio. A antiga kombi utilizada como meio de transporte e camarim, por muitas vezes deixou os artistas na estrada e o público a espera da apresentação.


- Este carro já percorreu muitos quilômetros. A Kombi é na verdade uma guerreira seria bom que tivéssemos, por exemplo, o apoio de uma oficina mecânica que nos ajudaria com manutenção do veículo. Fazemos este projeto por amor a arte circense e não podemos deixar essa idéia morrer - destacou.
O espetáculo traz, dentre outros personagens, a mulher que cospe fogo, o domador de leão, o homem mais feio do mundo, os palhaços pipoco e pipoca, sendo o primeiro um personagem criado há 25 anos por Jésio, além de apresentações de mágica e muito teatro e diversão.


- Vemos a expressão de felicidade das pessoas com a apresentação. Os aplausos e o encantamento do púbico é que nos motivam a continuar - destacou.


Volta Redonda terá curso de arte circense
Em Volta Redonda a prefeitura está com inscrições abertas para os cursos de teatro e circo. O objetivo é oferecer a crianças, jovens e adultos a possibilidade de conhecer mais sobre essas artes e valorizar os artistas locais. Jésio, que será o responsável pelas aulas de mágica aprovou a iniciativa.


- O prefeito de Volta Redonda investe na cultura e isso tem melhorado a qualidade das atividades desenvolvidas e permitido a mais pessoas se envolverem com o teatro, a música, a dança e outras formas de manifestação artística. Porém este não pode ser um trabalho de um único prefeito, temos que ter a continuidade destas políticas. Outra questão é que devemos valorizar os artistas da região. Há ótimos profissionais aqui precisamos oferecer espaço pra estes talentos - disse.


No dia 12 de outubro, quando é comemorado o dia das crianças, o mágico Roggyster estará se apresentando na Associação dos Aposentados e no bairro Açude. Ambas as apresentações são gratuitas.


Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,47237,Artistas-de-Volta-Redonda-encantam-com-circo-itinerante.html#ixzz1aI84Taw0

Nenhum comentário:

Postar um comentário