quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Palestra discute caminhos para a formação do palhaço

Com a proposta de compartilhar as descobertas da pesquisa "Clown ou Palhaço? As Várias Faces Desta Máscara", o artista Edu Silva, um dos diretores da Companhia Pic Nic de Teatro, conduzirá palestra homônima hoje, no Teatro Elis Regina. 

Patrocinada pelo programa "Vai SBC", a pesquisa gerou nove vídeos de entrevistas com artistas, pesquisadores e professores desta linguagem. São 30 horas de conversas sobre trajetos, formações, espetáculos e cursos ministrados.

Durante o evento, o ator exibirá trechos de entrevistas, que foram gravadas em vídeo. Entre os entrevistados estão os professores Mario Bolognesi (Universidade Estadual Paulista), Heraldo Firmino (Doutores da Alegria) e Camila Bolaffi (Escola Livre de Teatro, além de artistas como Rogê Avanzi, o palhaço Picolino.

O mote das conversas são as diferentes pedagogias, que contribuem para a formação do palhaço, bastante marcada pela oralidade. Uma constatação de Edu Silva é a existência de uma linha tênue entre o aprender e o ensinar. "Alguns artistas começaram assim: colocaram a roupa de palhaço e já foram para a rua. A partir desse sair e se confrontar com as pessoas, teve início o treinamento", explica o palestrante. Exemplo é o artista Ricardo Puccetti, que integra o Lume Teatro, de Campinas. 

Todos os vídeos serão distribuidos em bibliotecas da cidade para acesso da população.

Clown ou Palhaço? As Várias Faces Desta Máscara Palestra. Hoje, às 20h. No Teatro Elis Regina - Avenida João Firmino, 900, São Bernardo. Tel.: 4351-3479. Entrada franca.



fonte:
http://www.dgabc.com.br/News/5922248/palestra-discute-caminhos-para-a-formacao-do-palhaco.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário