domingo, 20 de maio de 2012

o ABC vai contar com 24 horas seguidas de música, dança, teatro, mágica e oficinas.

Neste final de semana o ABC vai contar com 24 horas seguidas de música, dança, teatro, mágica e oficinas. É a Virada Cultural Paulista que, pela primeira vez, acontece em três cidades simultaneamente das 18h de sábado até as 18h de domingo. Além de nomes como Wanderlea e Tiê, o festival prioriza artistas e grupos regionais, na expectativa de atrair no total 30 mil pessoas nos dois dias de cultura.

Santo André participou da última edição e agora é a vez de São Caetano e Diadema estrearem na programação. “Como as outras cidades não participarão, priorizamos artistas vindos de São Bernardo, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra na escolha das atrações”, conta Ana Paula Bernardes, coordenadora do Grupo de Trabalho de Cultura do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Em Santo André o tema é dança. O grupo Funk Como Le Gusta, a cantora Tiê e a dupla Caju e Castanha vão fazer o público mostrar o talento com os pés. Os shows começam às 20h30 de sábado. Dos grupos de dança regionais, destaque para a Cia. Silvia Geraldi de Dança, com o espetáculo Todas as Tarde, às 20h30 do sábado. Também do ABC, o Duo Siri Recheado apresenta show de MPB com músicas do cantor e compositor João Bosco.

Ternurinha
A Jovem Guarda é o tema de São Caetano e ninguém melhor para representar a juventude da década de 1970 do que a ‘Ternurinha’ Wanderléa e o ‘Bom Rapaz’ Wanderley Cardoso, a partir das 19h30. Das atrações regionais, ganha destaque a Filarmônica de São Caetano. Relendo os clássicos de Roberto e Erasmo Carlos, a banda Del Rey encerra o domingo de atrações.

Diadema será palco do rock e do popmusic. Do projeto Diadema Rock, as Bandas Eyes of Beholder e Rainha Plebe se apresentam no sábado e no domingo, respectivamente. Saindo do campo regional, a banda Blues Etílicos, com 25 anos de estrada, traz o vocalista norte americano Greg Wilson. Flávio Guimarães e Otávio Rocha completam o grupo na gaita e guitarra, Pedro Strasser estará na bateria e Cláudio Bedran no baixo.

As apresentações acontecem em praças, parques, teatros, unidades do SESC, pinacoteca, museu e até mesmo em ônibus. Confira a programação completa com as apresentações de companhias de dança e teatro da região, além de discotecagens, shows de mágica, apresentações de circo, feiras e stand-ups no site www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br/programacao.

Integração é novidade no ABC
Santo André e São Bernardo já haviam recebido a Virada Cultural Paulista, mas segundo Ana Paula Bernardes, representante do Consórcio, é a primeira vez que acontece uma ação regional cultural de grande porte com a parceria entre o governo do Estado e as prefeituras. “Na Virada Paulista, os municípios recebiam um pacote fechado com a programação. Este ano houve diálogo sobre tudo”, explica.

Antônio Figueiredo, diretor de Cultura de Santo André, diz que as cidades indicaram atrações regionais que estivessem cadastradas no site da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo. As prefeituras de cada município são responsáveis pela infraestrutura. Conforme diz Regina Ponce, secretária de Cultura de Diadema, o evento é um privilégio para as cidades participantes. “Queremos expandir e fazer parte de um circuito cultural reconhecido no Estado todo”, afirma Regina. (NB)

fonte:
http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/344732/wanderlea-e-tie-agitam-a-primeira-virada-cultural-da-regiao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário