quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Festival internacional vai espalhar magia por Coimbra



A cidade de Coimbra vai acolher a 16.ª edição do Festival Internacional de Magia, que se realiza de 18 a 23 de setembro, com a participação de 11 mágicos de seis nacionalidades.
Os Encontros Mágicos, produzidos por Luís de Matos e financiados pela autarquia, incluem 50 atuações nas ruas da cidade, duas galas no Teatro Académico Gil Vicente e espetáculos no Hospital Pediátrico e no Estabelecimento Prisional de Coimbra.
Entre os 11 artistas estão três campeões do mundo: o duo belga Doble Mandoble, na categoria de magia cómica, o coreano Kim Hyun Joon, em magia de manipulação, e o duo português Tá na Manga, em magia geral.
O programa conta ainda com a participação do próprio Luís de Matos, do francês Fred Ciepoc, do cubano Raul Camaguey, do português João Blumel e Edu e do inglês Peter Wardell, que repete a experiência depois de ter participado no evento há seis anos.
Apesar de a autarquia de Coimbra ter diminuído o orçamento do festival, que baixou de 35 mil euros mais IVA para 31.609 euros, Luís de Matos disse esta terça-feira, em conferência de imprensa, que não está em causa a qualidade do evento, embora exista uma redução no número de atuações.
“É um programa de contenção, mas foi-o sempre noutros anos. Porque quando no passado os Encontros Mágicos tiveram mais dinheiro também eram contidos. Em função daquilo que há tentamos fazer o melhor”, referiu o mágico.
Segundo o Luís de Matos, vai apenas haver um “pequeno ajuste” no número de espetáculos, mas continuando sempre a trazer “os melhores” artistas.
“A câmara está grata a Luís de Matos por continuar, apesar de alguns constrangimentos de ordem financeira, com entusiasmo, paixão, com amor por esta cidade, pelo concelho, disponível para realizar os encontros mágicos, que já são esperados com ansiedade”, sublinhou a vereadora da Cultura da autarquia, Maria José Azevedo Santos.
Além das atuações de rua, que se distribuem ao longo dos seis dias, de forma gratuita, o festival contempla um espetáculo no Hospital Pediátrico de Coimbra, no dia 19, e outro no Estabelecimento Prisional de Coimbra, no dia 21, ambos com início marcado para as 15H00 horas.



As duas galas dos Encontros Mágicos realizam-se no Teatro Académico Gil Vicente, nos dias 21 e 22, às 21H30, com apresentação de Luís de Matos.
URL curta: http://www.cnoticias.net/?p=98624

Nenhum comentário:

Postar um comentário