terça-feira, 13 de março de 2012

CRECE-Sur – Laboratório de Criação em Artes Circenses com inscrições abertas

Parte integrante do 1º Festival Internacional de Circo, uma realização do Crescer e Viver e da M’Baraká, com co-realização da FIC - Federação Iberoamericana de Circo, a primeira edição do projeto "CRECE-Sur" vai selecionar 20 jovens artistas de circo em formação para participar de um espetáculo sob a direção de Rob Tannion 

Integrando a programação oficial do 1º Festival Internacional de Circo, que acontecerá de 21 de junho a 1º de julho deste ano no Rio de Janeiro, a primeira edição do projeto “CRECE – Sur – Laboratório de Criação em Artes Circenses” selecionará 20 jovens artistas em formação para participar do processo de criação de um espetáculo circense sob a direção de Rob Tannion. Quatorze vagas serão destinadas à jovens artistas das escolas de circo que integram a FIC – Federação Iberoamericana de Circo, e outros seis de escolas e centros de formação de diferentes partes do mundo, incluindo o Brasil. 

O programa de criação acontecerá no Rio de Janeiro de 28 de maio a 20 de junho de 2012. Serão três semanas intensivas de criação e produção de um espetáculo, seguida de dez apresentações deste no marco da programação do 1º Festival Internacional de Circo. Os candidatos devem ser competentes em suas especialidades circenses e ter boas habilidades cênicas em dança, além de estar abertos a novas propostas de linguagens circenses. Não é necessário ter um número finalizado. Cada participante selecionado receberá uma bolsa de ajuda de custo no valor total de R$ 1.000,00 e terá todas as despesas de passagens, hospedagem e alimentação asseguradas pela produção do festival. 

O coreógrafo criativo e visual Rob Tannion, fundador e diretor artístico da companhia de teatro físico de Londres “Stan wont dance”, trabalha internacionalmente entre circos, musicais, anúncios, eventos, dança, teatro e filmes e vai dirigir a montagem ancorado na temática da sustentabilidade. Seus trabalhos realizados, somente no ano de 2011 incluem: diretor acrobático do “Spiral” – um novo musical permanente na China; Diretor e coreógrafo do espetáculo “Beautifylly imperfect” para N.I.C.A – National Institute of Circus Arts (Melbourne); Diretor do espetáculo “Solo mientame” para o Transito 5 no Centro Nacional de Artes do México. 

O tema não poderia estar mais antenado com a pauta política da cidade do Rio de Janeiro, pois entre os dias 13 e 22 de junho deste ano, estará acontecendo a Rio + 20, a conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. 

O CRECE-Sur foi inspirado no CRECE, um projeto dirigido por Javier Jiménez, responsável artístico pela escola de circo Carampa, em Madrid, na Espanha. Realizado desde 2008, é um projeto de criação de circo contemporâneo em que jovens artistas de diferentes países e escolas profissionais de circo se juntam para a montagem de um espetáculo. A iniciativa se consolidou pelo alto nível dos resultados, ao longo de suas quatro realizações, todas elas com temporadas de sucesso no Teatro-Circo Price de Madri (Espanha). 

O 1º Festival Internacional de Circo acontecerá num circuito que integra todos os territórios pacificados da cidade do Rio de Janeiro. Comunidades que, através do programa Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), reencontram meios de reintegração à cidade. Como a cultura tem papel fundamental neste processo, o CIRCO 'mãe' de todas as artes, vai fazer do picadeiro o ponto de junção simbólica da cidade. Na programação, dez espetáculos nacionais e dez internacionais, além de oficinas, máster classes, diálogos e intervenções em praças, escolas e hospitais. 

As inscrições para participar do "CRECE-Sur" estão abertas até dia 15 de abril e os jovens artistas de circo interessados devem observar os critérios no Edital de Seleção disponível nos idiomas português e inglês. 

O Circo Crescer e Viver é uma organização de caráter sociocultural que atua formulando, promovendo e executando programas, projetos e atividades nas áreas de formação, produção, difusão e fruição da cultura e das artes circenses e performáticas, que beneficiam aproximadamente 200 crianças, adolescentes e jovens de comunidades e classes populares com idades entre 7 e 24 anos, que frequentam a sua Lona de Circo, permanentemente, instalada na Praça Onze. Reconhecida como uma das mais importantes e expressivas organizações em seus campos de atuação no Brasil, o Crescer e Viver é membro fundador da “FIC – Federação Iberoamericana de Circo”. Na galeria de espetáculos produzidos pela Cia Crescer e Viver de Circo, estão “Vida de Artista – a arte de construir o espetáculo” dirigido por Alice Viveiros de Castro em 2007, “UNIVVVERRSSO GENTILEZA – o mundo é redondo e o circo arredondado”, que contou a vida do Profeta Gentileza, com direção de Gamba Júnior em 2008, “BAIÃO – a homenagem do circo a Luiz Gonzaga”, dirigido por Ernesto Piccolo em 2009, e PASSOS dirigido por Cláudio Baltar. O Crescer e Viver tem o patrocínio da Petrobras, do Governo do Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico, (Lei Municipal de Incentivos à Cultura do Rio de Janeiro). Além das parcerias com as Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e Sebrae-RJ.


fonte:
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=195236

Nenhum comentário:

Postar um comentário