sábado, 31 de março de 2012

Portugugês entre nomeados para 44.ª cerimónia da Academia de Artes Mágicas de Hollywood

O mágico portuense Hélder Guimarães, 29 anos, é o primeiro português nomeado para o prémio `Parlour Magician of the Year`, um dos maiores galardões na área do ilusionismo e cujo vencedor é conhecido domingo na 44.ª cerimónia da Academia de Artes Mágicas de Hollywood, nos Estados Unidos da América.

"É um orgulho ser reconhecido pelo meu trabalho de forma tão direta pelos membros da Academia de Artes Mágicas de Hollywood, conta Hélder Guimarães, numa entrevista que deu à Agência Lusa por correio eletrónico, acrescentando que esta nomeação é por si só uma "pequena vitória". 

"É a primeira vez que um português se encontra nomeado para um destes prémios e isso é uma pequena vitória e uma pequena prova de que o meu trabalho está a ir na direção correta e serve para solidificar a minha posição no meio artístico internacional", declara o candidato. 

Ser nomeado para este prémio significa, por exemplo, "mais contactos", "mais projetos" e "mais visibilidade entre a comunidade artística internacional", acredita o jovem mágico, natural do Porto, que terminou em 2006 o curso de teatro na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. 

"Com esta nomeação, mais gente vai ter acesso ao meu trabalho de forma mais rápida. Acaba por servir como um selo de qualidade e, pela sua própria natureza, como um atalho", refere. 

Hélder Guimarães, o primeiro e único português até ao momento a conquistar um Campeonato Mundial de Magia, está a viver nos EUA e trabalha para uma agência de espetáculos, tendo atuado em cerca de 20 países nos últimos cinco anos. 

Há quatro anos, começou a atuar com alguma regularidade em festas empresariais e eventos de empresas como a Google ou Apple. 

"Adoro atuar em sítios como festas privadas, bares, clubes de comédia e pequenos auditórios, pela intimidade que se cria com o público. Por outro lado, já atuei só com um baralho de cartas para mais de 2.000 pessoas e adorei a energia que se gera. Tudo é relativo, como diria Einstein". 

Para Hélder Guimarães, a crise económica vai servir para "separar o trigo do joio". 

"Apenas aqueles cujo trabalho realmente interessa acabarão por ficar", refere, comentando que a magia é uma área interessante para comunicar mensagens e mostrar pontos de vista. 

Hélder afirma que trabalha para adultos e quer que eles percebam que existe um propósito em cada um dos momentos que eu apresento. 

"Seja ele estético ou cerebral, existe uma mensagem com um conteúdo político e social que muitas vezes questiona o estado atual da sociedade e os seus preconceitos". 

Questionado sobre o estado da magia em Portugal, o ilusionista conta, daquilo que tem visto, que são um pouco "simples e básicas". 

"Acho que a razão por que sobrevivem é apenas porque o público português tem um desconhecimento daquilo que o ilusionismo já é e do que pode vir a ser", afirma, lamentando. 

No domingo, dia 01 de abril, no Saban Theatre, em Beverly Hills, os premiados vão ser conhecidos. 

Todos os nomeados foram colocados a votação e os membros da academia votaram nos seus preferidos, sendo que os mais votados são novamente sujeitos a votação. 

A Academia de Artes Mágicas de Hollywood é um organismo sem fins lucrativos e dedicada à devoção e promoção da arte da magia. 


fonte:
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=541020&tm=4&layout=121&visual=49

Nenhum comentário:

Postar um comentário